CEJUSC de Londrina desenvolve o Projeto “Rolê da Justiça” para expandir o acesso à Justiça, com forte inspiração nos serviços e diretrizes do Programa Justiça no Bairro


CEJUSC DE LONDRINA DESENVOLVE O PROJETO “ROLÊ DA JUSTIÇA” PARA EXPANDIR O ACESSO À JUSTIÇA, COM FORTE INSPIRAÇÃO NOS SERVIÇOS E DIRETRIZES DO PROGRAMA JUSTIÇA NO BAIRRO

 

A magistrada Cláudia Catafesta, juíza coordenadora do CEJUSC da Comarca de Londrina, atendendo às disposições da Resolução nº 125 do CNJ, idealizou a realização do Projeto denominado “Rolê da Justiça”, o qual visa ampliar o acesso à Justiça da comunidade local com ações de cidadania e orientação à população, buscando desenvolver-se de forma independente e continuada.
 
O Projeto, com inspiração nos serviços e diretrizes do Programa Justiça no Bairro, atuará tão somente dentro do Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania de Londrina, sem prejuízo dos eventos do Justiça no Bairro que já acontecem há muitos anos na Comarca. 
 
Além da atuação jurisdicional, irá somar alguns dos serviços e atividades pela rede de atendimento local e outros parceiros.
 
Entre os objetivos do Projeto está a integração das redes de atendimento e serviços das regiões envolvidas, para oferecer à comunidade o acesso à Justiça, compreendida como a promoção da cidadania e garantia de direitos, dispondo-se à pacificação social. 
 
Além disso, também proporcionará que o CEJUSC de Londrina, na sua interface CID, vá até a população e desenvolva ações de cidadania e orientação à população.
 
Das promoções previstas do Projeto (rol não taxativo):
 
- Espaço para prestação de orientações/informações quanto a direitos de crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência, além de questões sociais envolvendo garantias de direitos de forma generalizada.
 
- Atividades lúdicas e recreativas para crianças, com espaço de contação de histórias e apresentações de artistas locais.
 
- Atendimento de demandas pré-processuais, com possível realização de acordos em matéria exclusiva de Direito de Família.
 
- Expedição de documentos pelo Instituto de Identificação e Cartórios de Registro de Pessoa Natural, conforme disponibilidade dos parceiros.
 
O Projeto Rolê da Justiça será prestado de forma gratuita e colaborativa, em que cada parceiro disponibilizará equipe e materiais necessários para a execução de seus respectivos serviços no local do evento.