Curso Presencial de Mediação e Conciliação Judicial realizado no CEJUSC do Fórum Cível de Curitiba.

Na semana de 25 a 29 de julho de 2022 foi retomada no CEJUSC do Fórum Cível de Curitiba a tradição de realização de Curso Presencial de Mediação e Conciliação Judicial na forma prevista pelo CNJ. O curso foi proferido para 10 (dez) alunos que a partir de agora irão integrar o quadro de mediadores e conciliadores daquele órgão judicial.

O grupo é composto de servidores, estagiários e juízes que receberam 40 (quarenta) horas-aula nessa etapa teórica e deverão no próximo ano realizar 60 (sessenta) horas de audiências para cumprir voluntariamente a etapa prática do curso e receberem a certificação definitiva.

O instrutor Márcio Justen de Oliveira, que também é gestor do referido CEJUSC, comemora o ingresso de novos integrantes na equipe, ressaltando que o trabalho voluntário é de grande auxílio para o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O conteúdo abordado na etapa teórica consta na Resolução nº 125/2010 do CNJ e envolve:

* Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos

* A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos

* Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos

* Teoria da Comunicação / Teoria dos Jogos / Moderna Teoria do Conflito

* Negociação, Conciliação e Mediação

*  Áreas de utilização e Interdisciplinaridade da mediação

* O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação

* Ética de conciliadores e mediadores

Além da satisfação pessoal de todos os envolvidos, o CEJUSC passará a ter novos mediadores e conciliadores, que estão aptos a desenvolver de forma muito efetiva as técnicas e ferramentas entendidas pelo CNJ para aquelas suficientes para a boa condução de audiências.

As impressões colhidas entre os novos mediadores e conciliadores é que as lições, além das audiências, servem para ser utilizadas diuturnamente na convivência social.