XVIII Semana Nacional da Conciliação será realizada de 06 a 10 de novembro de 2023 - INSCREVA-SE AQUI! 

 

 

A 18ª edição da Semana Nacional de Conciliação, estruturada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizada entre 06 a 10 de novembro de 2023, e se encontra regulamentada pela Portaria n. 91/2023 - CNJ. No âmbito do Estado do Paraná, o evento será coordenado pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, a partir das recomendações gerais encaminhadas pelo CNJ.

 

Com o conceito “A um passo da solução”, a Campanha é voltada à conscientização no sentido de que, apesar de nem sempre ser possível ignorar o conflito ou fazer com que desapareça, a conciliação é um importante passo para resolvê-lo pelo método de autorresolução de conflitos, que oferece praticidade e rapidez para as partes, bem como maior eficiência para a estrutura judiciária.

 

Realizada anualmente desde 2006, a Campanha tem por escopo a mobilização de todo o Poder Judiciário Nacional, em suas várias esferas de atuação, conjugando esforços para a implementação da conciliação e outras ferramentas autocompositivas, ressaltando os aspectos positivos da resolução de conflito por meio do consenso entre as partes e da relevância da desjudicialização, ante o atendimento em etapa pré-processual.

 

COMO PARTICIPAR?

 

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

 

AÇÕES NÃO AJUIZADAS  

 

Para solucionar litígios ainda não ajuizados, o interessado pode entrar em contato com o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - mais próximo de sua residência (clique para acessar a relação de Cejusc´s –Tabela Contato CEJUCs).

 

PROCESSOS EM CURSO

 

Caso já exista processo em andamento, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição online (disponível no link: https://portal.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=6159), ou entrar em contato diretamente na vara de origem do processo, para pedir a inclusão até 16 de outubro de 2023.

 

Após o prazo do formulário, os interessados na Campanha poderão entrar em contato diretamente com a Unidade Judiciária responsável pelo processo.

 

Para grandes litigantes, envolvendo ações em massa, disponibiliza-se o e-mail da 2ª Vice-Presidência (2vice@tjpr.jus.br), devendo ser apresentado preposto com poderes para transigir  com indicação de Comarca e Unidade Judicial.

 

Após a solicitação, o processo será analisado, e caso selecionado, as partes serão devidamente intimadas sobre o dia, horário e local onde será realizada a sessão de conciliação.

 

Lembre-se: para além da Semana Nacional da Conciliação, a Conciliação é uma solução permanente! Está disponível todos os dias no tribunal. A decisão de conciliar é sua!

 

Para mais informações, acesse https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao/semana-nacional-de-conciliacao/, ou entre em contato com a 2ª Vice-Presidência através dos contatos abaixo:

 

Contato telefônico

(41) 3200-2775

(41) 3200-2785

(41) 3200-2188

 

E-mail: 2vice@tjpr@jus.br

 

FAÇA AQUI O SEU CADASTRO NA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO.

 

A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná segue à disposição para atendimentos e saneamento de dúvidas, estando sempre comprometida em promover a conciliação dos meios eficazes de prestação jurisdicional e resolução de conflitos.

 

 

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

@2vicetjpr

2ª Vice-Presidência TJPR

2ª Vice-Presidência do TJPR