Coordenadora do CEVID participa de evento promovido pelo NUMAPE/UEL. - CEVID
- Relatórios CEVID
- FOVID - Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
- Artigos e Revistas
- Boletins Informativos
- CEVID Informa
- Rede de enfrentamento
- Grupos Reflexivos
- Conselhos da Comunidade
- Aplicativo do Pânico
- Formulário Nacional de Avaliação de Risco
- Selo CEVID
- PROGRAMA EDUCA AÇÃO - MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS
- Programa Estadual Paraná Lilás
- Parcerias
- Campanhas
- InterLABVD
- Lives, Cursos e Capacitações
- Projetos / Boas Práticas
- Pesquisas Acadêmicas
- Gestão
- COCEVID
- Materiais e Documentos
- Endereços e telefones
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi criada em 2011 por meio da Resolução nº 20/2011 do Órgão Especial.
A CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Tem como principal atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também oferece suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares que atuam na temática e promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.
Ainda, recepciona dados, sugestões e reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações, bem como fornece os dados referentes aos procedimentos que envolvam a Lei Maria da Penha ao CNJ, para que se promovam as mudanças e adaptações necessárias junto aos sistemas de controle e de informações processuais existentes.
Além disso, a CEVID promove diversas ações para concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, abrangendo diferentes frentes de atuação.
Para que tudo isso seja possível, a CEVID conta com muito apoio e parcerias de instituições, órgãos e pessoas que também buscam a igualdade de gênero e o combate e prevenção à violência contra a mulher.
A gestão atual (Biênio 2025-2026) é composta pela Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, Coordenadora da CEVID, e pela Juíza de Direito Taís de Paula Scheer, Vice-Coordenadora da CEVID.
Para mais informações sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acesse o Guia Institucional abaixo.
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS!
CONTATOS CEVID:
cevid@tjpr.jus.br
(41)3200-2145
(41)3200-3559
(41)3200-3556
(41)3200-3115
Última atualização em: 12 de março de 2025.
Palácio da Justiça - Prédio anexo - 8° andar - Sala 801 - Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico - Curitiba/PR - CEP: 80530-912
Telefone: (41) 3200-3556 / (41) 3200-3115 / (41) 3200-3559 / (41) 3200-2145 (WhatsApp) - E-mail: cevid@tjpr.jus.br
No dia 8 de julho de 2025, a Coordenadora da CEVID, Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, participou do evento “Curso de Qualificação Profissional e o Impacto da Tecnologia e Inovação Jurídica nas Relações Familiares: no Combate da Violência Doméstica contra a Mulher”, promovido pelo Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O evento objetivou discutir os limites e as possibilidades jurídicas do uso de tecnologias no âmbito das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. Em sua palestra, a Desembargadora abordou a atuação do CEVID no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, destacando o uso de tecnologias e inovações jurídicas no contexto paranaense.
Nos painéis do dia 08 de julho, o evento também contou com a participação de Claudete Carvalho Canezin – coordenadora do evento e do NUMAPE/UEL – que apresentou a temática “Atuação do NUMAPE e o Acesso à Justiça no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher: a Tecnologia como Instrumento de Celeridade na Prestação Jurisdicional”.
A Desembargadora Substituta Denise Hammerschmidt proferiu palestra sobre “Stalking, Inteligência Artificial e o Direito das Mulheres”.
A professora da UEL, Thays Cristina Carvalho Canezin, abordou o tema “Mediação Digital e Tecnologia no Enfrentamento à Violência Doméstica: Inovação a Serviço da Paz e da Justiça”.
Por fim, a Defensora Pública e Coordenadora do Programa AMPARA, Helena Grassi Fontana, tratou da temática “Tecnologia e Inovação no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar pela Defensoria Pública do Paraná: Programa AMPARA”.
O evento promovido pelo NUMAPE/UEL reafirmou a importância da criação de espaços qualificados de diálogo interinstitucional, interdisciplinar e profissional no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. As palestras reforçaram o papel estratégico da tecnologia e da inovação na promoção do acesso à justiça e na efetivação dos direitos das mulheres.