CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Aurélio Feijó

Des. Aurélio Feijó

 

Aurélio Feijó, filho de Benjamim Cortez Feijó e de Carmem Feijó, imigrantes da Galícia espanhola nasceu no dia 15 de novembro de 1915, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Casou-se com a Sra. Ruth Lacombe Feijó.

Em sua cidade natal realizou seus estudos, concluindo o curso de Perito Contador, Ciências Econômicas e Direito, tendo também feito doutorado em Direito Penal na Universidade do Brasil. Em 1953, foi nomeado juiz de direito substituto da comarca de Jaguariaíva, Campo Largo e Lapa. Após concurso, foi nomeado para a função de juiz de direito da comarca de Pitanga, sendo sucessivamente removido para Apucarana, Campo Mourão, Araruva, Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão, Rolândia, Cambé, Londrina, e Arapongas.

Em 1965, foi removido para a capital, sendo em 1970 nomeado para o Tribunal de Alçada, onde ocupou a presidência. No dia 2 de agosto de 1973 foi nomeado para o cargo de desembargador. No magistério foi professor das disciplinas Introdução à Ciência do Direito, Ciências das Finanças, na Faculdade de Direito de Londrina, da qual foi um dos  fundadores.

Cidadão honorário do Paraná em 1974, foi, ainda, eleito presidente da Associação dos Magistrados do Paraná para o biênio de 1975/76.

Faleceu no dia 26 de outubro de 1975.

É patrono do Fórum de Rolândia.