CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Edmar Cordeiro Machado

Des. Edmar Cordeiro Machado

 

Edmar Cordeiro Machado, filho de Vicente Machado Júnior e Ondina Cordeiro Machado, nasceu no dia 7 de junho de 1922, em Tomazina (PR). Casou-se com a Sra. Victória Souza Machado.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, iniciou sua carreira quando foi nomeado promotor público da comarca de Piraí do Sul. Para aperfeiçoar seus estudos, licenciou-se e ingressou no Curso de História da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná.

Em 1951 exerceu interinamente o cargo de promotor das comarcas de Mallet e Teixeira Soares. Após submeter-se a concurso de títulos e provas do Tribunal de Justiça, foi nomeado para exercer o cargo de juiz de direito substituto da 12ª Seção Judiciária, no dia 29 de janeiro do mesmo ano para a comarca de União da Vitória. Sob o mesmo cargo, assumiu as comarcas de Clevelânia, Palmas, Mallet e Irati.

Em 10 de setembro de 1953, foi promovido ao cargo de juiz de direito da 1ª entrância da comarca de Andirá, onde permaneceu até 1954, quando foi removido a pedido para a comarca de Bocaiúva do Sul. Em 1969, foi promovido para o cargo de juiz de direito substituto da 1ª Instância da comarca de Curitiba. Na Capital, exerceu em substituição, diversas Varas Cíveis e Criminais.

Mediante convocação da Presidência, substituiu nas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça e Alçada. Exerceu o cargo de juiz eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Curitiba e, posteriormente, foi Membro do Tribunal Regional Eleitoral, durante a Presidência do desembargador Heliantho Guimarães Camargo.

Em 11 de maio de 1979, foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada, onde foi presidente da 2ª Câmara Cível . Em 18 de fevereiro de 1986, passou a exercer as funções de vice – presidente do Tribunal de Alçada. Em 2 de setembro de 1987, foi nomeado presidente do mesmo Tribunal. Em 14 de março de 1988 foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

No magistério, lecionou como professor primário na Casa Escolar de Tindiqüera, no município de Araucária. Foi inspetor de Ensino no aludido município. Mais tarde lecionou nos Grupos Escolares de Apucarana e Astorga. Como professor licenciado, lecionou nos Ginásios da Vila Guaíra e Agudos do Sul, onde exerceu o cargo de diretor.

Aposentou-se no dia 27 de maio de 1992.

Foi membro do Tribunal Regional Eleitoral.

Faleceu em 10 de novembro de 2008.