CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Gil Trotta Telles

Des. Gil Trotta Telles

 

Gil Trotta Telles, filho de João Flygare e de Yolanda Trotta Telles, nasceu no dia 20 de setembro de 1936, cidade de Curitiba (PR). Casou-se com a Sra. Maria Carstens Telles. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1960.

Aprovado em concurso, ingressou na magistratura Estadual em 6 julho de 1962, para o cargo de juiz substituto, no qual obteve a 1ª colocação. Atuou à frente das comarcas de Peabiru, Campo Mourão, Cambará Jacarezinho, Ribeirão Claro e Paranavaí. Prestou concurso para o cargo de juiz de direito, tendo sido aprovado. A partir de 22 de junho de 1963 judicou nas  comarcas de Reserva, Colorado, Francisco Beltrão, Paranaguá e Curitiba.

Em 14 de setembro de 1987, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, onde integrou a Primeira Câmara Cível. Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 3 de fevereiro de 1995. Publicou, pela Editora Juruá, uma coletânea de Jurisprudência Criminal dos Tribunais de Justiça e de Alçada deste Estado. Mais tarde, publicou pela mesma editora, edições com jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2002/03.

Aposentou-se, a pedido, em 23 de fevereiro de 2006.

Faleceu em Curitiba (PR), no dia 7 de janeiro de 2010.

É patrono do Fórum Eleitoral de Ribeirão do Pinhal.