CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Henrique Chesneau Lenz César

 Des. Henrique Chesneau Lenz César

 

Henrique Chesneau Lenz César, filho de Luiz de Araújo César e de dona Maria Chesnau de Araújo César, nasceu no dia 12 de maio de 1929, na cidade de Curitiba (PR). Casado com a Sra. Rachel de Paula César, teve quatro filhos.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1951. Bacharel em letras neo-latinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, graduou-se no ano de 1952. Formou-se, ainda, em didática, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, tendo colado grau no ano de 1953.

Em 1951, foi nomeado promotor público da comarca de Tomazina, tendo exercido as funções nas comarcas de Pitanga, Bocaiúva do Sul, Mandaguari, São José dos Pinhais, Campo Largo, Paranaguá e, por fim, em 1964, foi promovido para a capital. Em 1956, como bolsista, freqüentou os cursos de Criminologia, Técnica Penitenciária Moderna e Sociologia Política na Universidade do Chile, onde obteve certificados mediante apresentação de trabalhos.

Em 1968, foi nomeado procurador da justiça. Integrou o Conselho Superior do Ministério Público durante várias gestões como conselheiro e também como presidente. Exerceu as funções de corregedor do Ministério Público nos anos de 1974, 1975, 1977, 1978. Em 1979, foi nomeado procurador geral da justiça, e, em 02 de setembro de 1982, foi nomeado para cargo de desembargador, tendo sido, em 21 de dezembro de 1990, eleito corregedor geral da justiça para o biênio 1991/92. Foi presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1997/98. Aposentou-se compulsoriamente no dia 13 de maio de 1999, ao atingir os 70 anos de idade.

Foi professor titular, jubilado, da cadeira de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, tendo lecionado, ainda, lógica judiciária na Escola da Magistratura do Paraná. Foi diretor do Departamento Cultural do Estado do Paraná, hoje, Secretaria de Cultura.

Foi fundador da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Recebeu títulos de cidadão honorário de diversos municípios paranaenses, e ainda foi agraciado com o título "Vulto Emérito de Curitiba" e o "Título de Cidadania Benemérita do Paraná". Em 2002, foi nomeado cônsul do México no Paraná. Em setembro do mesmo ano, recebeu o título de associado benemérito da Associação dos Magistrados e Promotores de Justiça da Infância, Juventude e Família do Estado do Paraná. Semanas antes de sua morte, recebeu a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro.

Faleceu em 15 de dezembro de 2002.

É patrono do Fórum de Marmeleiro e do Fórum Eleitoral de Jandaia do Sul.