CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Lauro Sodré Lopes

Des. Lauro Sodré Lopes

 

Lauro Sodré Lopes, filho de Arthur Martins Lopes e  Guilhermina Cunha Gomes, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1898, na cidade de Curitiba (PR). Casou-se com a Sra. Poly Lisbôa Lopes.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau no ano de 1919. Logo após sua formatura, foi nomeado promotor público de Santa Catarina; pediu exoneração do cargo em 1924. Advogou naquele estado até assumir a Promotoria em Curitiba, em 1929.

A partir daí, até ser nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 25 de junho de 1954, dedicou-se à política, como chefe de polícia e deputado federal, cargo para o qual foi eleito em 1945 e 1950. Foi, ainda, professor universitário, curador de órfãos, ausentes e interditos

Como desembargador, foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 1959/60 e presidente do biênio 1961/62. Durante sua gestão, o Tribunal de Justiça mudou-se  para a sede própria no Centro Cívico. Foi o 32º presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Faleceu em 9 de maio de 1964, em Curitiba.

É patrono do Fórum de Cambé e do Fórum Eleitoral de Colorado.