CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Luis Renato Pedroso

Des. Luis Renato Pedroso

 

Luis Renato Pedroso, filho de Accácio Pedroso e de  Sara Sottomaior Pedroso, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1928, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Casou-se em primeiras núpcias com a Sra. Urçula Lange Pedroso e, em segundas núpcias com a Sra. Maria Alice Nogueira Pedroso.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1950. Iniciou suas atividades profissionais em 1951, como promotor público interino na comarca de Campo Mourão, sendo removido para Mandaguari e São José dos Pinhais. Em 1955, foi nomeado juiz substituto para Londrina.

Após concurso em 1957, foi nomeado juiz de direito da comarca de Marilândia do Sul. No mesmo ano foi removido para Astorga. Em 1964, foi removido para a comarca de Londrina, onde permaneceu até 1966, quando foi removido para Curitiba.

Em 1970 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, onde foi eleito vice-presidente. No dia 19 de abril de 1978 foi nomeado para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, onde ocupou o cargo de corregedor no biênio 1983 a 1984. Foi contemplado com a Medalha do Mérito Judiciário.

Foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Estado para o biênio de 1991/92, assumindo o cargo no dia 1º de fevereiro de 1991. No magistério, foi professor do Colégio Comercial de Astorga; da Faculdade de Direito de Londrina; da Faculdade de Direito da Universidade Católica. Lecionou, ainda, Direito Comercial na Faculdade de Estudos Sociais de Curitiba.

Aposentou-se em 29 de setembro de 1993.