CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Luiz José Perrotti

Des. Luiz José Perrotti

 

Luiz José Perrotti, filho de Francisco Antônio Perrotti e Maria Thereza Perrotti, nasceu no dia 27 de maio de 1929, na cidade de São Paulo (SP). Casou-se com Josefa de Lyra Perrotti.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1956. Iniciou sua carreira na magistratura em 21 de janeiro de 1958, quando foi nomeado juiz substituto da comarca de Apucarana. Ainda naquele ano, assumiu, em substituição, as comarcas de Araruva (hoje Marilândia do Sul), Mandaguari, Jandaia do Sul e Marialva. Retornou a Araruva, Apucarana e Arapongas. Em 1959, assumiu a comarca de Apucarana, foi designado para atender os serviços jurídicos de Astorga, Bela Vista do Paraíso e Porecatu e assumiu as comarcas de Araruva, Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul. Em 1969, assumiu as comarcas de Apucarana, Marialva e Jandaia do Sul. Retornou a Apucarana.

Em 1960, após concurso, assumiu a comarca de Reserva; em 1964, como juiz de direito, assumiu a comarca de Peabiru, ainda atendendo os serviços judiciários da comarca de Cruzeiro do Oeste. Em 1965, assumiu a comarca de Apucarana e atendeu os serviços judiciários de Jandaia do Sul. Em 1968, foi promovido para Curitiba.

No ano de 1978, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, foi vice-presidente (1981) e presidente (1983). No dia 12 de dezembro de 1986, foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

No Tribunal Regional Eleitoral exerceu as funções de presidente, vice-presidente e corregedor.

Aposentou-se, compulsoriamente, em 28 de maio de 1999.

Faleceu no dia 29 de junho de 2008, em Curitiba (PR).

É patrono do Fórum Eleitoral de Irati.