CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Manoel Lacerda Pinto

 Des. Manoel Lacerda Pinto

Manoel Lacerda Pinto, filho de Manoel Rodrigues Pereira Pinto e de Rita de Lacerda Pinto, nasceu no dia 4 de dezembro de 1893, na cidade da Lapa (PR). Casou-se com a Sra. Esther Lacerda Pinto.

Bacharel pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP), colou grau no ano de 1917. Saindo da Faculdade chegou a Curitiba, onde advogou até o ano de 1930, quando foi nomeado pelo governo revolucionário, representado no Paraná, pelo interventor Mário Tourinho, membro do Conselho Consultivo do Estado. Em 1934 foi eleito deputado federal Constituinte. Exerceu o mandato e não pleiteou sua recondução. Em 1937, advogando em Curitiba, foi nomeado, pelo Interventor Manoel Ribas, procurador geral do estado, permanecendo até ser nomeado secretário do interior e justiça, em 1939.

No dia 7 de novembro de 1941, foi nomeado para o cargo de desembargador. Exerceu a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, de 1949 a 1952 e de 1959 a 1960. Foi membro também do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por quatro anos, e foi o 4º desembargador a ocupar a presidência daquele Tribunal.

Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, como titular da cátedra de Ciências Políticas. Também foi professor de Direito Comercial e na Faculdade de Ciências Econômicas exerceu a disciplina de Direito Civil.

Colaborou para revistas e foi um dos fundadores do Círculo de Estudos Bandeirantes. Foi o primeiro ocupante da cadeira nº 18 da Academia Paranaense de Letras e patrono da cadeira poética nº 1 da Academia Paranaense de Poesia, cuja Patronesse de Honra é a poetisa paranaense Helena Kolody, falecida em 2004.

Aposentou-se como desembargador, por limite de idade, em 1963.

Faleceu em 15 de fevereiro de 1974.

É patrono do Fórum de Araucária e do Fórum Eleitoral de Fazenda Rio Grande.