CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Octávio Ferreira do Amaral e Silva

Des. Octávio Ferreira do Amaral e Silva

 

Octávio Ferreira do Amaral e Silva, filho do Coronel Seraphim Ferreira de Oliveira e Silva e Júlia Moreira do Amaral e Silva, nasceu no dia 11 de dezembro de 1869, na cidade da Lapa (PR). Casou-se com a Sra. Elisa Almeida Ferreira do Amaral.

Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, recebeu o grau em 1889. Iniciou sua carreira no Paraná, como promotor público em Curitiba. No ano de 1890 pediu demissão para assumir o cargo de promotor público na capital paulista. Em 1892, voltou ao Paraná, onde foi eleito deputado para o Congresso Legislativo. Em 31 de janeiro de 1900 foi nomeado ao cargo de Procurador Geral do Estado e em 26 de fevereiro do mesmo ano foi nomeado Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública pelo presidente do Estado Francisco Xavier da Silva.

Em 28 de maio de 1904 passou a ocupar o cargo de juiz de direito da capital. No ano de 1919, devido a perseguições políticas, pediu demissão do cargo.

A partir de 1919, ocupou a Cátedra de Direito Romano na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, onde também foi diretor. Em 1931, de volta à magistratura, foi nomeado desembargador no dia 11 de maio. Permaneceu no cargo até 1937, quando, por força de dispositivo legal, pediu aposentadoria.

Faleceu em 27 de abril de 1942.

É patrono do Fórum de Santo Antônio da Platina.