CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Paulo Roberto Accioly Rodrigues da Costa

 

 

Des. Paulo Roberto          Accioly Rodrigues da Costa

 

Filho de Othon Accioly Rodrigues da Costa e de Ivete Mello Accioly Rodrigues da Costa, nasceu no dia 25 de junho de 1940, em Curitiba (PR). Bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, Turma 1966. Iniciou e concluiu os estudos primário e secundário na Escola Belmiro Cézar de Curitiba. Esportista, integrou a equipe de basquetebol de seu colégio, com treinos semanais no Círculo Militar do Paraná. Participou de campeonatos estaduais, ao lado de prestigiados jogadores da época, Coelho, Brito e Joril Tesserolli, que costumava lembrar com satisfação.

Sensível aos padrões culturais e costumes de sua Curitiba, atleticano incondicional, destacava-se também pela figura esguia e elegante.

          Na carreira, bacharel recém-formado, foi nomeado promotor público substituto interino nas comarcas da Lapa, Antonina e Paranaguá, cargo que ocupou até ser aprovado em concurso para a magistratura paranaense.

           Em 27 de dezembro de 1967 assumiu o cargo de juiz substituto da 11ª seção Judiciária de União da Vitória, para a qual foi nomeado e depois removido para a 1ª Seção Judiciária de Curitiba e, nas férias, atendia, concomitantemente, a comarca de Paranaguá.

              Em 1968 foi aprovado em concurso para juiz de direito, nomeado para a comarca de Teixeira Soares. Em 1970, já em Morretes, atendeu cumulativamente, a comarca de Antonina. Na primeira cidade, enfrentou uma grande enchente, causada pelas chuvas daquele ano e o aumento das águas do Rio Nhundiaquara, que inundou sua casa e levou seus móveis. No mesmo ano passou a judicar em Rio Negro, aonde permaneceu por sete meses. Em 1972 teve rápida passagem por Jandaia do Sul e, em 1973, recebeu a promoção para a entrância intermediária, na comarca de Francisco Beltrão. Titular da 2ª Vara Criminal e de Menores, depois removido para a 1ª Vara Cível. Recebeu a designação para atender, em regime de urgência, Santo Antônio do Sudoeste, Paranaguá e Curitiba, sem prejuízo de sua original atribuição. Em 1977, promovido para Paranaguá, por dois anos foi titular da Vara Criminal, Menores, Família e Anexos e, mais tarde, da Vara Cível. Promovido em 1979 para o cargo de juiz de direito substituto da entrância final de Curitiba, respondeu por diversas varas cíveis e criminais, inclusive, participando do Regime de Exceção, que consistia na atuação de dois magistrados numa mesma vara, com distribuição proporcional de processos.

                 Em 19 de junho de 1990 foi promovido para o cargo juiz de alçada, no Tribunal de Alçada do Paraná, integrando câmaras cíveis e criminais, agindo com denodo e competência.      

              Aposentou-se em 27 de julho de 1993. Através da Resolução 2/2005 foi promovido ao cargo de desembargador e integrado ao Tribunal de Justiça do Paraná. 

                 Na Amapar teve participação importante nas decisões da Judicemed, gestões 1998 a 1991, quando ocorreu a reformulação do estatuto e adição de novas práticas.

                Respeitado, operoso e capaz, dignificou a magistratura de sua terra e teve reconhecida sua capacidade judicante e refinamento pessoal por todos aqueles que com ele conviveram.

                 Faleceu em junho de 2011.        

               Casado com Ivete Kaled Accioly são pais de Ana Paula Kaled Accioly Rodrigues da Costa, juíza de direito substituta em 2ºgrau e, atualmente, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.