CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Ronaldt Grollmann

Des. Ronaldt Grollmann

Ronaldt Grollmann, filho de Henrique Leopoldo Grollmann e de Ida Neiverth Grollmann, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1931, em Imbituva (PR). Casou-se com Dona Lady Bittencourt Grollmann. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1954.

Exerceu a advocacia e, concomitantemente, atuou no magistério público estadual em Imbituva, onde foi diretor do Ginásio Estadual até 1962, ano em que ingressou na magistratura. Exerceu as funções de juiz substituto nas comarcas de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Aprovado em concurso para o cargo de juiz de direito, foi nomeado para exercer suas funções na comarca de Alto Paraná, no período compreendido entre novembro de 1963 e fevereiro de 1964, quando foi promovido, por merecimento, à comarca de Segunda Entrância de Nova Londrina sendo ali seu primeiro juiz.

Em dezembro do mesmo ano, foi promovido por merecimento para a comarca de terceira entrância de Toledo que, à época, compreendia as atuais comarcas de Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Palotina, tendo, mais tarde, instalado as duas primeiras referidas, pelas quais passou a responder cumulativamente por algum tempo. Em dezembro de 1970, foi removido para a comarca de Ponta Grossa, por merecimento, de onde, em 1977, veio a ser promovido para a capital, por antiguidade, embora tivesse sido anteriormente incluído em lista de promoção por merecimento. Foi colocado 6 vezes na lista de indicação por merecimento ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada do Estado.

No dia 14 de setembro de 1987 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada. Foi integrado no Tribunal de Justiça do Paraná, no cargo de desembargador, através da Resolução 2/2005.

Aposentou-se, a pedido, no dia 4 de julho de 1988.

Faleceu no dia 31 de agosto de 2006, em Curitiba (PR).