CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Segismundo Gradowski

Des. Segismundo Gradowski

Segismundo Gradowski, filho de Lourenço Gradowski e  Maria Gradowski, nasceu no dia 11 de agosto de 1897, na cidade de Tomás Coelho (PR). Casou-se com a Sra. Mercedes Gradowski. É pai do já falecido desembargador Eros Gradowski e de Ivan Gradowski, ex diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, recebeu o grau em 1923. Ainda como acadêmico, foi adjunto de promotor público em Colombo. Em 1925, foi nomeado juiz municipal de Colombo. Somente em 1928 após concurso, foi nomeado juiz de direito da comarca de Palmas. Foi removido para Cerro Azul em 1938, e logo após para a Capital. No magistério, lecionou a disciplina de direito comercial na Faculdade de Direito de Curitiba, sendo convidado para lecionar a mesma disciplina na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Curitiba.

No dia 13 de novembro de 1951 foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Assumiu a vice-presidência na gestão 1963 a 1964 e, em janeiro de 1967, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça, e na Justiça Eleitoral, exerceu os cargos de presidente e vice-presidente. Aposentou-se em 9 de agosto de 1967, ao completar 70 anos de idade. 

Faleceu em 9 de fevereiro de 2000, em Curitiba.

É patrono do Salão do Júri de Araucária, do Fórum de Fazenda Rio Grande e do Fórum Eleitoral de Colombo.