Notícias

Ceja participa da 25ª Reunião Plenária do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras


CEJA PARTICIPA DA 25ª REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO DAS AUTORIDADES CENTRAIS BRASILEIRAS

Evento reuniu representantes dos Tribunais de Justiça de todo o país para debater a Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes 

A 25ª Reunião Plenária do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras (CACB), realizada entre os dias 15 e 17 de maio no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), contou com a participação do presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Sergio Luiz Kreuz, e da coordenadora técnico-administrativa da Comissão, a servidora Liselis Izar. 

O encontro, que reuniu representantes dos Tribunais de Justiça estaduais de todo o país, teve como tema deste ano a Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes. O evento permitiu o debate dos impactos da adoção apresentando os principais problemas no processo, a atualização dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em cada autoridade central estadual e distrital, além da troca de experiência entre os participantes e da divulgação de boas práticas. 

No TJPR já foram realizadas mais de 60 adoções internacionais desde 2019 até abril deste ano. Os países que mais acolhem crianças e adolescentes do estado do Paraná são os Estados Unidos, a Itália e a França. E no mês em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio, o TJPR promoveu entre os dias 20 e 24 de maio a VI Semana da Adoção no Judiciário. A ação pretendeu incentivar a participação das unidades da área da infância e da juventude em todo o estado no desenvolvimento de ações locais que sensibilizem a população sobre a importância da adoção na garantia do direito da convivência familiar e comunitária, assegurado pela Lei nº 8.069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A Semana foi realizada em conjunto com a Ceja, o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e a Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).   

Sobre o CACB 

O CACB é um órgão colegiado criado pelo Decreto nº 3.174/1999 e reinstituído pelo Decreto nº 10.064/2019, que reúne anualmente as Autoridades Centrais encarregadas de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional (Decreto nº 3.087/1999). Durante as reuniões, são avaliados trabalhos realizados sobre o tema e traçadas políticas e linhas de ação comuns. O Conselho visa garantir o interesse superior de crianças e adolescentes brasileiros quanto à adotabilidade internacional. 

Com informações da Diretoria Executiva de Comunicação do TJMG.

Descrição da imagem de capa: Fotos dos representantes reunidos na 25ª Reunião Plenária do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras (CACB).