Notícias

Comarcas realizam campanha de Páscoa Solidária


COMARCAS REALIZAM CAMPANHA DE PÁSCOA SOLIDÁRIA

Instituições beneficentes e famílias em vulnerabilidade social receberam chocolates arrecadados por magistrados, servidores e estagiários

Comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizaram a campanha “Páscoa Solidária” no mês de março. Foram arrecadados chocolates para serem doados às instituições beneficentes e às famílias em situação de vulnerabilidade. As ações foram realizadas pelo fórum descentralizado do Pinheirinho, em Curitiba, e pelas comarcas de Assaí e de Pinhão.  

Fórum do Pinheirinho

Magistrados, servidores e estagiários do fórum descentralizado do Pinheirinho arrecadaram doces e chocolates com o apoio de membros do Ministério Público. Os doces foram doados para 90 crianças, entre 0 e 12 anos, acolhidas e atendidas por três instituições vinculadas ao fórum. A ação foi coordenada pela juíza diretora do fórum, Manuela Simon Pereira Rattmann.

As instituições beneficiadas foram Vovô Vitorino, Lar Dona Vera e Lar Antônia, todas localizadas em Curitiba. Além disso, as crianças com até 2 anos receberam coelhinhos de feltro feitos manualmente pela chefe de Secretaria, Amali Ali El Chab Ricon de Freitas. Também foram arrecadadas fraldas e outros itens para a higiene de crianças.

A coordenadora da associação Vovô Vitorino, Maria Julia, parabenizou a ação: “Campanhas como esta auxiliam muito a instituição, são atitudes humanitárias que ajudam a dar conforto e alegria para crianças tão necessitadas”. A associação presta atendimento no bairro Tatuquara e na comunidade Terra Santa, ajudando crianças que, muitas vezes, não têm acesso a itens básicos de higiene. Quem tiver interesse em realizar doações pode entrar em contato pelos telefones (41) 3396-1322 ou (41) 98466-1250.


 


 


 

      
 

  

Crédito da imagem: Fótografa Daiane Aparecida Baggio Santos Zanlorenzi (@daiane.baggio)

Cemsu de Pinhão

No mês de março, a Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) da comarca de Pinhão arrecadou mais de 60 caixas de bombons, numa iniciativa organizada pela magistrada Natalia Calegari Evangelista, que teve apoio da Cooperativa Cresol. As doações foram destinadas às crianças das famílias da comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. A entrega ocorreu no dia 28 de março, e foram contempladas 69 crianças.  

Além da ação da Páscoa Solidária, a Cemsu realizou no mês de março o “Círculo de Construção de Paz”, com o tema “sororidade: acolhimento e empatia”. O evento reuniu a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município para vivenciar um momento de diálogo, com troca de experiências e integração. Os círculos ocorrem mensalmente com públicos diferentes, a depender da demanda. O objetivo é estabelecer uma conexão profunda entre as pessoas através da prática da justiça restaurativa, bem como explorar as diferenças ao invés de exterminá-las e oferecer a todos igual e voluntária oportunidade de participar, falar e ser ouvido pelos demais. O círculo traz reflexões e compartilhamento de experiências entre as profissionais que trabalham na equipe, além de fortalecer os vínculos no ambiente de trabalho. O próximo círculo será realizado com a equipe de colaboradores da rede municipal de ensino.


 

Comarca de Assaí

No dia 22 de março, a comarca de Assaí arrecadou chocolates para serem doados à Pastoral da Criança da Paróquia São José de Assaí. Foram mais de 40 itens, entre eles caixas, barras de chocolates e pacotes de bombons doados por magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do fórum e por membros do Ministério Público.    

As doações beneficiaram crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica do município. Essa foi a segunda ação efetuada pela comarca nos últimos meses. Em outubro de 2023, foram destinados itens de higiene pessoal para uma instituição que apoia os pacientes e as famílias que frequentam o Hospital do Câncer de Londrina.

Descrição da imagem de capa: Arte gráfica de dois coelhos feitos de chocolate, um ao lado do outro; um dos coelhos está dentro de uma casca de ovo aberta pela metade.