Notícias

Integrantes das redes de proteção à criança e ao adolescente participam de projeto de formação continuada


INTEGRANTES DAS REDES DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE PARTICIPAM DE PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

O objetivo é garantir uma educação de qualidade aos jovens da região por meio da capacitação dos educadores e de pessoas que trabalham diretamente com a infância e a juventude

No dia 5 de setembro ocorreu a abertura do Projeto “DEDICA - Olhares para a Infância e Juventude”, com a presença de mais de 400 pessoas no auditório da Universidade Vale do Iguaçu (Uniguaçu), em União da Vitória. A iniciativa é organizada pela Vara da Infância e Juventude e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de União da Vitória, em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça e com o Núcleo Regional de Educação.

O objetivo é promover a formação continuada dos educadores pertencentes à rede estadual de ensino e dos integrantes das redes de proteção à criança e ao adolescente, por meio de abordagens e enfoques multidisciplinares, buscando o fortalecimento das redes de proteção e a garantia de uma educação de qualidade aos jovens.

A ação é um aprimoramento do “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, criado em 2008 pelo Juiz Carlos Mattioli, com o objetivo de implementar uma sociedade mais justa e menos desigual a partir das crianças e adolescentes que frequentam as escolas da região. Em razão do sistema diferenciado de acompanhamento e encaminhamento, atualmente União da Vitória e os municípios da Comarca possuem nos anos finais do Ensino Fundamental um índice de abandono de 0,4%, enquanto no Estado do Paraná 3,2% dos alunos deixaram de frequentar a escola. Já no Ensino Médio conseguiu-se reduzir o número para 4,91% (a média estadual é de 8,9%).

No dia 30 de novembro ocorrerá a segunda parte do projeto, com a presença do Desembargador Roberto Portugal Bacellar, que abordará a resolução consensual de conflitos por meio da Justiça Restaurativa. O mesmo tema será tratado pela Juíza Laryssa Muniz em relação ao trabalho realizado na Comarca de Ponta Grossa. O evento também contará com a presença do Juiz Carlos Mattioli, de União da Vitória, com a palestra “Evolução e desafios da atuação jurisdicional contemporânea: multidisciplinariedade e trabalho em rede”.