Notícias

Judiciário paranaense empossa três novos juízes substitutos


JUDICIÁRIO PARANAENSE EMPOSSA TRÊS NOVOS JUÍZES SUBSTITUTOS

Magistrados irão atuar em Seções Judiciárias no interior do estado 

Na última quarta-feira (17/01), em cerimônia realizada na Sala de Atos da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), tomaram posse três juízes substtutos que foram aprovados no último concurso público para a magistratura.  

Durante a solenidade, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, saudou os empossados e falou sobre a missão que vão desempenhar na carreira da magistratura. “Nós magistrados devemos agir com integridade, sabedoria, prudência e misericórdia, tudo voltado para a razão e ser da existência do Poder Judiciário, que é fazer justiça para quem dela precisa. Que todos sejam iluminados nesse caminhar que agora iniciam”, disse o presidente. 

“Estamos entregando para a sociedade paranaense o que consideramos que temos de melhor em termos de prestação jurisdicional. Um juiz não se faz da noite para o dia e nem se faz de uma vez, é uma tarefa árdua que nos leva a refletir diariamente sobre o que fazemos e sobre como estamos nos comportando diante da sociedade”, destacou o presidente da Comissão de Concurso, desembargador Luiz Osório Moraes Panza. 

O ouvidor-geral do TJPR, desembargador Fernando Ferreira de Moraes, falou sobre funções essenciais na magistratura. “Duas funções importantes do magistrado são ouvir a sociedade e corrigir. A prestação jurisdicional é ouvir o que a sociedade está falando, ouvir as pessoas que procuram para fazer uma reclamação ou apontamento”, afirmou o ouvidor.     

Também presente na cerimônia, o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e presidente eleito, Marcel Ferreira dos Santos, recebeu os novos magistrados e destacou que, a partir de agora, eles passarão a realizar uma das tarefas mais desafiadoras da sociedade: “Ser juiz não é apenas decidir, escrever e julgar. É também ouvir durante as audiências, receber pessoas no gabinete, é interagir com servidores e com a sociedade”, afirmou.  

Seções Judiciárias 

Os juízes substitutos Tailan Tomiello Costa, Jonathan Cassou dos Santos e Eric Bortoletto Fontes irão atuar, respectivamente, na 54ª Seção Judiciária na comarca de Andirá, na 53ª Seção Judiciária da comarca da Lapa e na 55ª Seção Judiciária da Comarca de Marechal Cândido Rondon. 

O magistrado Jonathan Cassou dos Santos falou em nome dos empossados.  “O exercício da magistratura é valioso e desafiador, além de requerer extrema prudência e responsabilidade daqueles que a exercem. Que sejamos sempre agentes de distribuição da justiça, buscando atender às necessidades dos cidadãos que procuram o Poder Judiciário”, afirmou. 

Presenças 

O dispositivo de honra da cerimônia também foi composto pela 1ª vice-presidente do TJPR, Joeci Machado Camargo; a subprocuradora-geral de Justiça para assuntos de planejamento, Samia Saad Galotti Bonavides; e a defensora pública-geral em exercício, Olenka Lins e Silva Martins. A solenidade contou com a participação de outras autoridades, servidores, familiares e amigos dos empossandos.