Notícias

Presidente do TJPR é convidado para a posse da cúpula do TRE/PR


PRESIDENTE DO TJPR É CONVIDADO PARA A POSSE DA CÚPULA DO TRE/PR

Desembargadores indicados pelo TJPR tomarão posse em solenidade que acontecerá no dia 2 de fevereiro 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu na quarta-feira (17/01), formalmente, o convite para a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do novo vice-presidente do TRE/PR e corregedor eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, que se realizará no dia 2 de fevereiro de 2024.

A presidência do TRE/PR foi definida pelos membros da Corte Eleitoral, em 1º de dezembro de 2023. Essa definição se deu em eleição, realizada entre os desembargadores indicados pelo TJPR, para mandato de dois anos. O desembargador Bengtsson foi indicado para a presidência, e o desembargador Panza assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná, que é a unidade do TRE/PR responsável pelas zonas eleitorais do estado, procedimentos e rotinas dos serviços eleitorais, fiscalização e apuração disciplinar sobre a regularidade dos atos praticados, entre outras atribuições.

“A eleição da cúpula diretiva do TRE-PR ocorre sempre em duas etapas: primeiramente no Pleno do TJPR e depois na Corte eleitoral. O desembargador Keppen conduziu esse processo no TJPR de maneira transparente e eficaz, e isso se refletiu em uma disputa cordial que resultou na minha eleição e na do desembargador Panza. Na sequência, fomos referendados pelos membros do TRE/PR e assumiremos nossas novas funções, eu, na presidência, e o desembargador Panza na vice-presidência e na corregedoria eleitoral, a partir de 1° de fevereiro próximo, com a missão de realizar as eleições municipais de 2024 e preparar a próxima eleição estadual de 2026”, explicou o desembargador Bengtsson, ao lado do desembargador Panza, durante a visita ao TJPR.

Os magistrados foram eleitos no dia 27 de novembro de 2023 em sessão do Tribunal Pleno do TJPR, para compor o TRE/PR no próximo biênio. O desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo foi indicado como suplente. A eleição se deu em decorrência do término dos mandatos do desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, atual presidente do TRE/PR, e do desembargador Fernando Wolff Bodziak, vice-presidente e corregedor.