Notícias

Programa “Justiça e cidadania também se aprendem na escola” completa 30 anos


PROGRAMA “JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” COMPLETA 30 ANOS

Projeto leva informações sobre justiça e cidadania para alunos da rede pública de ensino

No dia 12 de junho, alunos do 5° ano da Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães, no bairro Abranches em Curitiba, receberam a visita da juíza de Direito Marcela Loureiro e da advogada Diana Geara. Com olhares atentos e curiosos, os estudantes conheceram sobre a atuação das profissionais e sobre conceitos do Sistema de Justiça.  

“Aprendemos muito com a palestra, e acho que poderia ter mais como essa nas escolas, ainda mais sobre a Justiça, para quando a gente crescer, já conhecer os nossos direitos e deveres”, contou a aluna Karina Fernanda dos Santos.  

A advogada Diana Geara também falou sobre a sua experiência no projeto: “É sempre emocionante estar nas escolas, ver esse brilho no olhar das crianças quando falamos sobre as profissões, sobre cidadania, sobre o fato delas serem os pilares de mudança do mundo”.  

A ação faz parte do programa “Justiça e cidadania também se aprendem na escola”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência. O projeto, que completa 30 anos em 2023, tem o objetivo de facilitar e difundir o acesso à Justiça através da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania às crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino.  

O 2° vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Antônio Prazeres, destacou o papel que o programa vem desempenhando nas escolas: “São 6 milhões de crianças que já foram atendidas pelo projeto e que aprenderam, na escola, conceitos básicos voltados ao pleno exercício da cidadania. Impossível mensurar a importância de um projeto como este, de altíssimo alcance social e que gera frutos saudáveis que alimentarão o espírito cívico dessas crianças por diversas gerações”.

O CEI Ulysses Silveira Guimarães é uma das 25 escolas municipais de Curitiba que participam do “Justiça e cidadania também se aprendem na escola” neste ano. No Paraná, cerca de 40 comarcas realizam o projeto, atendendo cerca de 10 mil alunos em todo estado.

“Mais do que ensinar o conteúdo do currículo, queremos formar cidadãos críticos. É muito interessante quando os alunos percebem que são cidadãos e que têm o direito de exigir e reivindicar os seus direitos”, afirmou a professora do 5°ano, Cristiane Novaki.

O Programa

O programa é dividido em quatro fases. A primeira ocorre no início do ano, quando as instituições de ensino recebem cartilhas explicativas, em formato de gibi, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Na segunda fase, as turmas recebem a visita de juízes, advogados e promotores que, além de explicarem sobre o seu papel na sociedade, também esclarecem questões sobre cidadania e justiça.  

No segundo semestre, na terceira fase do programa, os estudantes vão pessoalmente conhecer a sede do Tribunal ou dos fóruns nas comarcas. O projeto, então, é encerrado com uma produção cultural realizada pelos alunos.  

“As crianças são esponjinhas, elas absorvem tudo. Se a gente incutir nos alunos essa ideia de bons cidadãos, de respeito ao próximo, acho que eles têm o potencial de se desenvolver. Eles sabem que são capazes e que podem fazer a diferença”, afirmou a Juíza de Direito da 19ª Vara Cível de Curitiba, Marcela Loureiro.