Notícias

Secretários do TJPR são nomeados em solenidade


SECRETÁRIOS DO TJPR SÃO NOMEADOS EM SOLENIDADE

Reforma Administrativa Marcos Christo traz mudanças na gestão e na divisão de departamentos, diretorias e coordenadorias do Tribunal 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na segunda-feira (22/01) a solenidade de posse dos novos secretários de acordo com a Reforma Administrativa Marcos Christo, oficializada pela Lei nº 21.811, de 13 de dezembro de 2023, e assinada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Essa reforma foi muito importante e tenho convicção plena que o Tribunal ganha em gestão, em agilidade e administração e também o jurisdicionado ganha, razão maior do judiciário, que deve assegurar a paz social. É a criação de um novo nível hierárquico e a centralização das decisões gerenciais de forma padronizada”, explicou o presidente do TJPR.

O organograma do tribunal foi reformulado, criando uma nova organização de fluxos e processos. A principal transformação é uma maior horizontalidade nas tomadas de decisão, distribuindo de forma menos centralizada na Presidência as questões administrativas. Foram criadas 9 secretarias.  “É uma responsabilidade grande que foi dada nas nossas mãos e, tenho certeza, vamos corresponder à confiança de mãos dadas e com união”, disse o secretário-geral do Tribunal, José Luiz de Macedo Filho, que falou em nome de todos os secretários.

 Uma importante mudança na estrutura administrativa do TJPR foi a alteração nas nomenclaturas e na alocação de diversas diretorias e departamentos, como o Departamento de Engenharia e Arquitetura, que passa a ser chamado de Coordenadoria de Edificações e Infraestrutura, assim como a Coordenadoria de Patrimônio e Suprimentos, anteriormente identificada como Departamento do Patrimônio. Ambas estarão subordinadas à Secretaria de Infraestrutura.  

O Departamento de Gestão de Precatórios passa a ser a Diretoria de Gestão de Precatórios, ligada à Secretaria Especial da Presidência, assim como o Ateliê de Inovação, a Comunicação Social e o Departamento de Magistratura.  O Departamento de Gestão Documental estará vinculado à Secretaria-Geral, e a Coordenadoria de Serviços Terceirizados, que se chamava Departamento de Gestão de Serviços Terceirizados, estará vinculada à Secretaria de Infraestrutura. Já a Coordenadoria de Saúde e Bem- Estar está vinculada agora à Secretaria de Gestão de Pessoas.

A reforma foi desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo entre todos os gestores, que recolheram dados e informações sobre seus departamentos para a reformulação e elaboração de um novo regimento. A Presidência do tribunal ficará mais focada em gestão e planejamento, enquanto a execução e a administração estarão a cargo das novas secretarias que foram criadas.

Para explicar todo o desenvolvimento deste trabalho, que envolveu todos os departamentos da administração, a Coordenadoria de Comunicação produziu um vídeo institucional.

Novo organograma

Confira como ficou dividida a gestão do TJPR com a Reforma Administrativa:

 

Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça - José Luiz Faria de Macedo Filho

Vice-Secretaria Geral - Maria Alice de Carvalho Panizzi

Secretaria Especial da Presidência - Ana Carolina Mion Pilati do Vale

Secretaria Judiciária - Igor Brayner dos Santos

 Secretaria de Gestão de Pessoas - Helcio José Vidotti

 Secretaria de Finanças - Moacir Carneiro Junior

Secretaria de Informática - Rafael Coninck Teigão

Secretaria de Planejamento - Vinícius Rodrigues Lopes

Secretaria de Infraestrutura - Mariana da Costa Turra Brandão

Secretaria de Licitações - Hermes Ribeiro da Fonseca Filho.

 

Clique aqui para acessar o novo organograma do TJPR.