Notícias

TJ-PR promove projeto para atender jovens em acolhimento institucional


TJ-PR PROMOVE PROJETO PARA ATENDER JOVENS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Além das visitas guiadas ao Tribunal, os adolescentes participarão de Círculos Restaurativos, realizados no CEJUSC do Centro Cívico

Nesta semana, grupos de adolescentes em acolhimento institucional conheceram as instalações do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), para a abertura do projeto Jovens Promissores.

A iniciativa, desenvolvida pela 2ª Vice-Presidência do TJ-PR com o apoio do CONSIJ (Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude) e da ESEJE (Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná), visa oferecer aos jovens acolhidos ferramentas para sua autonomia, a fim de que, ao atingirem a maioridade, eles tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo de suas vidas.

Além das visitas guiadas ao Tribunal, os adolescentes participarão de Círculos Restaurativos, realizados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Centro Cívico. Tais encontros servirão para que os jovens possam resgatar sonhos e valores pessoais, fortalecer sua autoestima e se perceberem como sujeitos capazes de transformar suas histórias.

Através do Jovens Promissores, os adolescentes ainda terão a oportunidade de participar de diversas oficinas temáticas, desenvolvidas com o apoio de instituições parceiras, como Conselho Regional de Contabilidade, Exército, Polícia Militar, escolas de informática, instituições profissionalizantes, dentre outras.

O término da etapa de formação será marcado por uma formatura, após a qual os Jovens Promissores receberão orientações individualizadas, visando à preparação para o mercado de trabalho – inclusive, com a possibilidade de encaminhamentos a programas de estágio e de aprendizagem, ou para cursos profissionalizantes, segundo os desejos e potenciais de cada adolescente.

Texto: 2ª Vice-Presidência.