Notícias

TJPR homologa licitação para construção de cinco novos fóruns


TJPR HOMOLOGA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CINCO NOVOS FÓRUNS

As novas sedes da justiça paranaense serão nas Comarcas de Bocaiúva do Sul, Carlópolis, Mangueirinha, Ribeirão do Pinhal e Uraí

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, assinou a homologação das concorrências públicas para a execução das obras de construção de novas sedes dos fóruns das Comarcas de Bocaiúva do Sul, Carlópolis, Mangueirinha, Ribeirão do Pinhal e Uraí.  A Concorrência Eletrônica n° 03/2023 para a execução das obras de construção de novas sedes foi formalizada no dia 11/11. Estes serão os primeiros edifícios da justiça paranaense projetados seguindo o padrão de 650 m².  

O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR realizou uma readequação dos projetos arquitetônicos para os fóruns seguindo novos paradigmas de construção, considerando a virtualização dos processos judiciais e a redução significativa das áreas necessárias para atendimentos jurisdicionais presenciais.  

Os novos projetos desenvolvidos preveem a utilização de materiais de alta resistência e durabilidade, como o concreto aparente, esquadrias structural glazing (pele de vidro), coberturas em lajes impermeabilizadas, além de divisórias e vedações com execução secas (drywall, stilframe, divisórias institucionais). Estão previstas também a utilização de tecnologias de energia renovável com painéis solares, sistemas de eficiência energética como climatização eficiente e iluminação led e automação de tarefas de segurança patrimonial. Serão usados sistemas de projeto e gerenciamento de projeto e manutenção com introdução gradual da tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção), assim como serão usados materiais e técnicas de construção eco-friendly, com sistemas de captação de água da chuva e seu reaproveitamento na edificação.

Com essas Comarcas, já se contabilizam 15 novas obras a partir de projetos concebidos e licitados neste ano de 2023. As obras se iniciarão no primeiro trimestre de 2024.