Notícias

TJPR fica em 2º lugar no ranking do IDS da Justiça Estadual


TJPR FICA EM 2º LUGAR NO RANKING DO IDS DA JUSTIÇA ESTADUAL

Os dados fazem parte do 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário feito pelo CNJ

A 7ª edição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresenta o Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS), que reconhece os tribunais que promovem a economia e a gestão eficiente dos recursos, com vistas à proteção ao meio ambiente. Na classificação da Justiça Estadual, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ficou em 2° lugar, com um IDS de 80,6%, o que representa o maior valor obtido desde que o CNJ iniciou o cálculo do indicador. O bom resultado alcançado no IDS é fator de reconhecimento no Prêmio Juízo Verde e no Prêmio CNJ de Qualidade. 

Para o diretor do Departamento de Planejamento, Vinicius Rodrigues Lopes, esse destaque no novo balanço é muito importante para o Tribunal: “O bom desempenho no IDS é decorrente de um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido, de sensibilização, conscientização e normatização. O resultado obtido representa, portanto, uma conquista de toda a comunidade que integra o TJPR (magistrados, servidores, estagiários, auxiliares, terceirizados, entre outros)”.  

No TJPR, as unidades responsáveis pela política de sustentabilidade são a Comissão de Gestão Socioambiental e o Núcleo Socioambiental. A Resolução nº 324/2021 institui medidas a serem adotadas para a prática da sustentabilidade, racionalização e uso consciente dos recursos. Com isso, foram obtidos dados de consumo reduzidos quanto ao gasto com papel, ao consumo de água envasada, à quantidade de equipamentos de impressão e aos gastos com telefonia. E, para que estas ações permaneçam, o diretor Vinicius Rodrigues Lopes propõe novas mudanças: “Temos outras ações iniciadas no sentido de analisar dados do TJPR e, assim, propormos novos projetos. Além disso, o Plano de Logística Sustentável será atualizado com metas e ações até o final deste ano, sendo uma ferramenta de construção colaborativa, juntamente com Departamentos e Centros que integram o TJPR.” 

Conheça mais o trabalho da Comissão de Gestão Socioambiental do TJPR

O IDS reúne os indicadores apurados no período de 2015 a 2021, em razão do que determina a Resolução CNJ nº 400/2021. E, além disso, traz a resolução do CNJ nº 401/2021, que apresenta dados sobre as pessoas com deficiência no Poder Judiciário a partir de seus cargos e funções, ramos de justiça em que atuam e sobre aspectos institucionais relativos à acessibilidade em serviços, comunicacional e tecnológica.  

O conceito de sustentabilidade atrelado à ideia de acessibilidade é esclarecido pelo CNJ como uma capacidade de reconhecer o diverso e de incorporá-lo às esferas da vida social. Assim, o Poder Judiciário também tem papel fundamental no processo de articulação desses dois conceitos e de estar compromissado com sua implementação. 

O objetivo do IDS consiste em criar um indicador sintético que seja capaz de avaliar, em uma única dimensão, o resultado combinado de vários indicadores distintos, permitindo, assim, comparação objetiva entre os tribunais. Na pesquisa são considerados os seguintes indicadores por pessoa: consumo de energia elétrica (kWh), consumo de água (m3), número de usuários(as) por veículo, consumo de copos descartáveis, gastos com transporte, gastos com papel, consumo de água envasada descartável, gastos com telefonia, quantidade de equipamentos de impressão e destinação de material para reciclagem em relação à força de trabalho total. 

Confira o relatório completo da 7ª edição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário!