Notícias

TJPR sedia a sessão solene de posse da Academia de Letras José de Alencar


TJPR SEDIA A SESSÃO SOLENE DE POSSE DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR

Tomaram posse novos membros efetivos e associados que passam a ocupar cadeiras patronímicas da academia paranaense de promoção de cultura e literatura 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) sediou na quarta-feira (06/12), uma sessão solene de posse dos novos membros efetivos e associados que ocuparão cadeira patronímica na Academia de Letras José de Alencar (ALJA). A instituição foi criada em Curitiba em 1939 e, este ano, portanto, completou 84 anos de fundação. A 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, representou o Poder Judiciário do Paraná no evento e recebeu uma medalha de honra ao mérito destinada ao presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

O desembargador aposentado Joatan Marcos Carvalho, vice-presidente da academia, e a desembargadora Rosana Andrighetto de Carvalho também participaram do evento no Prédio Anexo do TJPR, que contou com apresentações musicais, lançamentos de livros e leituras de textos poéticos e de prosa. “O TJPR tem sido nossa casa, e somos muito gratos pela recepção”, afirmou o magistrado, que se dedica, através da ALJA, a promover a cultura e a literatura brasileira no Paraná. O evento contou com a participação da presidente da academia, Anita Zippin.

Um dos nomes da história paranaense lembrado na solenidade foi o do engenheiro e professor Lysimaco Ferreira da Costa, patrono da cadeira 35 da academia e nascido em dezembro de 1883, em Curitiba. Ele foi fundador da Escola Agrônoma do Paraná, e, na capital paranaense, encontram-se diversas homenagens ao professor, como o Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, um busto na praça Santos Andrade e também uma rua no bairro Centro Cívico recebe o seu nome.  

Os membros patronímicos que tomaram posse na solenidade foram: Lilia Maria Machado Souza, que ocupou a cadeira 10 do patrono Antônio Camargo; Andréa Motta Paredes, que ocupou a cadeira 13 do patrono Ildefonso Borba Cordero; Ariadne Zippin Monteiro da Silva, que ocupou a cadeira 15 do patrono Euzébio da Motta; João Carlos Bonat, que ocupou a cadeira 24 do patrono Castro Alves; e Nelson Pereira Castanheira, que ocupou a cadeira 35 do patrono Lysimaco Ferreira da Costa. Tomaram posse também os novos membros efetivos Caroline Vieira de Macedo Brasil, Maria Teresa Martins Freire, Olga Maria de Queiroz Krieger e Vera Lúcia Menegoti Tasca. Como membros correspondentes tomaram posse Júlia Andriguetto de Carvalho e Emannoel de Mattos.