Notícias

Treinamento de abandono de emergência é realizado na sede Mauá


TREINAMENTO DE ABANDONO DE EMERGÊNCIA É REALIZADO NA SEDE MAUÁ

Exercício simulado envolveu cerca de mil colaboradores do TJPR e foi considerado um sucesso

Um treinamento de abandono de emergência foi realizado na sede Mauá, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Curitba, na tarde de quarta-feira (17/1). O evento simulado foi coordenado pela Assessoria Militar da Presidência e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran). 
 
Por volta das 16h, o alarme do prédio de 30 andares foi acionado. Seguindo a orientação dos brigadistas, os colaboradores utilizaram a escada para deixar o local. O exercício envolveu cerca de mil pessoas e foi concluído em 21 minutos e sete segundos. O tempo foi considerado um sucesso. “A avaliação é muito positiva. Foi menos de um minuto para cada andar. O pessoal correspondeu bem e a dinâmica desenvolvida também funcionou”, relatou o 1º sargento João Carlos Almeida, da Assessoria Militar do TJPR. 
 
O prédio da Mauá foi escolhido para o treinamento justamente por sua complexidade: é um edifício alto e que reúne centenas de colaboradores. “Foi um local recomendado para vermos o que poderia acontecer e treinarmos para uma eventual situação real em um prédio de grande porte”, explicou o 1º sargento. 
 
O juiz de Direito substituto em segundo grau e diretor do Fórum - Sede Mauá, Ricardo Augusto de Reis Macedo, ressaltou a importância da realização do simulado. “Foi um treinamento bem ordenado e que deve ser feito continuamente, porque todos passam a ter uma orientação sobre o que deve ser feito em uma situação de emergência”, destacou o magistrado. “O nosso presidente, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a Assessoria Militar e o Corpo de Bombeiros estão de parabéns. Esse tipo de ação faz com que tenhamos muito mais segurança no desenvolver das nossas atividades”, complementou. 
 
O treinamento contou com a participação de quase 40 brigadistas que passaram por capacitação teórica e prática para estarem aptos a orientar as pessoas em uma situação de risco. “É um trabalho muito sério. Por mais que seja uma simulação, é muito importante, porque pode garantir a sobrevivência dos funcionários do prédio. E todo mundo correspondeu muito com as orientações que foram dadas”, elogiou o servidor André Domingues de Paula, que concluiu o treinamento de brigada de incêndio na Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) em julho de 2023. 
 
Os colaboradores que participaram da simulação também aprovaram a iniciativa. “Tragédias recentes mostram que é importante estarmos prontos para esse tipo de situação. É preciso fazer esse tipo de treinamento para identificar falhas, corrigir e, se acontecer algo, estarmos preparados”, disse a servidora Francismara Aparecida Lourenço. 
 
Curso de brigadista 
 
O curso de brigadista está disponível para os colaboradores do judiciário na Ejud-PR. Os interessados em realizar a capacitação teórica e prática podem se inscrever aqui.