Notícias

Tribunal Pleno escolhe novo desembargador e novos integrantes para o Órgão Especial


TRIBUNAL PLENO ESCOLHE NOVO DESEMBARGADOR E NOVOS INTEGRANTES PARA O ÓRGÃO ESPECIAL

O juiz de direito substituto em segundo grau Irajá Pigatto Ribeiro foi promovido pelo critério de merecimento

Em sessão do Tribunal Pleno, realizada nesta segunda-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) escolheu um novo desembargador para a Corte. 

O juiz de direito substituto em segundo grau Irajá Pigatto Ribeiro foi promovido pelo critério de merecimento. Ele preenche a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Robson Marques Cury. 


Novos integrantes do Órgão Especial 

Na sessão do Tribunal Pleno também foram escolhidos três novos integrantes do Órgão Especial (OE). O desembargador Andrei de Oliveira Rech foi indicado como novo membro do OE e ocupará uma das vagas destinadas para magistrados oriundos do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil - Paraná (OAB-PR). Ele ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende. Já os desembargadores Hamilton Rafael Marins Schwarts e Marcel Guimarães Rotoli de Macedo foram indicados como membros suplentes.  
 
O Órgão Especial do TJPR é composto pelo presidente do Tribunal, pelo 1º vice-presidente, pelo corregedor-geral da Justiça e outros 22 desembargadores. Dessas 25 vagas, 13 são providas por antiguidade e as outras 12 por eleição do Tribunal Pleno. 
 
Todas as atribuições do OE estão listadas no Art. 94 do Regimento Interno do TJPR. 


Homenagem 
 
Na abertura da sessão, o desembargador Renato Braga Bettega foi homenageado. Ele se aposentará em novembro e esta foi a última participação dele no Tribunal Pleno. 
 
Presidente do TJPR no biênio 2017-2018, ele teve sua trajetória exaltada em discursos realizados pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, pelo procurador-geral da Justiça, Gilberto Giacoia, pelo secretário de Justiça e Cidadania (Seju) do Paraná, Santin Roveda e pela presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter.