Integração do Projudi ao AR Digital dos Correios já possibilitou o envio de quase 3 milhões de documentos de forma automatizada


INTEGRAÇÃO DO PROJUDI AO AR DIGITAL DOS CORREIOS JÁ POSSIBILITOU O ENVIO DE QUASE 3 MILHÕES DE DOCUMENTOS DE FORMA AUTOMATIZADA

A funcionalidade tornou o envio de correspondências mais eficiente, gerando economia com materiais de impressão e melhorando diretamente o fluxo de trabalho da atividade

A integração do Projudi, Sistema de Processos Digitais do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), ao sistema de Aviso de Recebimento Digital (AR Digital) dos Correios já possibilitou o envio de 2.947.852 de documentos, de forma completamente automatizada, desde o início do projeto, em 2014, até esta quarta-feira (31/3). Só neste ano, foram 423.908 correspondências enviadas por meio da ferramenta. 

Graças à integração dos sistemas é possível realizar o envio de documentos de forma mais eficiente, gerando economia de materiais de impressão e melhorando diretamente o fluxo de trabalho dos servidores. A diminuição da atividade manual, até então, necessária e do tempo empregado na expedição dos documentos possibilitou o remanejamento de servidores para a execução de serviços diversos, suprindo outras necessidades das unidades judiciais e administrativas. 

Com a nova funcionalidade, os documentos são expedidos a partir do Projudi e encaminhados aos Correios, que realizam a impressão, envelopamento, entrega, digitalização e retorno do AR. A imagem devolvida ao TJPR, por meio do Projudi, é conferida por servidores, que realizam a sua juntada aos autos. 

 

Processo de integração 

Inicialmente, a ferramenta foi disponibilizada, em 2014, pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), às Varas de Execução Fiscal e às Varas da Fazenda Pública, que passaram a usar, naquela época, o sistema VPOST dos Correios para fazer a expedição de citações e intimações.  

Posteriormente, foi adotado o sistema e-Carta dos Correios, mais moderno e com menor custo unitário em relação ao VPOST para o Tribunal. Essa economia, junto com outros benefícios, como a diminuição de horas despendidas para a expedição física dos documentos e a redução com os custos de aquisição de material de impressão, permitiu a expansão da funcionalidade, primeiramente, para todo o primeiro grau de jurisdição e, em sequência, para as demais áreas da Corte paranaense. 

A conclusão do processo de integração, que ocorreu no ano passado, se deu com a inclusão da viabilidade de envio de cumprimentos e ofícios de forma automatizada. 

Atualmente, é possível enviar diversos documentos via AR Digital, como cartas de citação, notificações, intimações, ofícios e outros cumprimentos. A ferramenta está disponível para todas as competências, de primeira e segunda instâncias, dos ramos criminal e cível, e, inclusive, para processos administrativos.