Live traz orientações e informações sobre a prevenção do câncer colorretal


LIVE TRAZ ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

Ação do Centro Médico e da Ejud-PR faz parte da campanha “Março azul-marinho – Mês da prevenção do câncer colorretal" 

Na sexta-feira (22/03), o Centro de Atenção à Saúde e Bem-estar (Centro Médico), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizou por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) a live: “Março Azul-Marinho Mês da Prevenção do Câncer Colorretal". A iniciativa faz parte da campanha “março azul-marinho" – neste mês, o dia 27 é considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal. A campanha visa à conscientização sobre o combate e a prevenção dessa doença. 

A live foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Ejud e contou com a participação dos palestrantes e médicos do TJPR, Paulo Andriguetto e José Knopfholz, e do convidado especialista sobre o assunto doutor Guilherme Luiz Stelko Pereira, médico oncologista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), residente em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP) no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e membro das Sociedades de Oncologia Nacional e Internacional. 

Para Pereira, investir no método de rastreamento da doença pode apresentar um alto índice de cura: “Aumentar a quantidade de pacientes que são submetidos a colonoscopia, inicialmente aumentou o diagnóstico, mas como pegou muito pacientes com pólipos, foi possível retirá-los e evitar que este pólipo se desenvolvesse e chegasse a um câncer invasor. Por isso é tão importante criar métodos de levar o rastreamento a população por meio da educação, e com mais acessos aos exames e médicos”.   

O câncer colorretal é o segundo câncer mais comum entre mulheres e homens, porém com mais incidência nas mulheres. São cerca de 45 mil a 50 mil casos novos deste câncer por ano. Alterações do hábito intestinal como prisões intestinais alternados com diarreia, sangramento nas fezes, anemia não explicada, perda de peso, dores abdominais são os principais sintomas que merece uma atenção especial. 
 
De acordo com o médico e coordenador do Cams, José Knopfholz, ampliar temas como este é uma forma de dar atenção à saúde dos nossos colaboradores e a população: “O atual Centro de Assistência Médica Social está se tornando um centro de atenção à saúde, então vamos ter atendimento nutricional e fisioterapêutico, justamente com a intenção de ampliar a atenção à saúde em nosso ambiente, além de trazer todas essas orientações que dizem respeito ao estilo de vida. Pois uma doença altamente prevalente, como o câncer de colorretal, e que pode ser prevenida, tem a necessidade de ser abordada”.  

Ao final da live, foi aberto um espaço para perguntas. O médico do TJPR, Paulo Andriguetto, que contribuiu para sanar algumas dúvidas, enfatizou a importância de sempre consultar um profissional: “Antes de qualquer coisa o paciente para ter uma boa prevenção precisa consultar com seu médico assistente, seja o clínico geral, patologista ou de qualquer área, pois é nesta consulta que ele irá ver seu padrão e seu perfil epidemiológico e irá solicitar os devidos exames”. 

O câncer colorretal surge com o crescimento anormal das células do intestino que formam pólipos dentro do cólon ou reto, e que, se não forem removidos, continuam crescendo e podem se transformar em câncer.   

Descrição da imagem de capa: Fundo azul escuro com um laço azul marinho grande do lado direito da capa ao lado do laço um texto com os dizeres:  Março Azul Marinho- Previna-se contra o Câncer Colorretal.

 

 

Da atualização dos dados cadastrais ao lançamento do programa Preparar.

QUEM TRAZ PRA VOCÊ É A COMUNICAÇÃO DO TJ.  

Tem um acontecimento importante? Mande pra gente!

comunicacao@tjpr.jus.br