TJPR é convidado a participar da mobilização para doação do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, recebeu na tarde de ontem (24) a visita do Secretário Especial para Assuntos Estratégicos Flavio Arns.

O objetivo do encontro foi convidar o TJPR a participar da mobilização iniciada pelo governo do estado em pareceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) no sentido de doar parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Segundo o Secretário, os recursos arrecadados pelo FIA no Paraná não ultrapassam R$ 15 milhões. No entanto, estima-se que o potencial de arrecadação equivale a dez vezes esse valor, ou seja, cerca de R$ 150 milhões. Essa quantia ampliaria em muito o atendimento a projetos voltados a saúde e educação de crianças e adolescentes.

A doação pode ser feita ao longo do exercício até o dia 31 de dezembro, com a possibilidade de dedução de 6% do imposto devido para pessoas físicas, em formulário completo, e de 1% do imposto devido para pessoas jurídicas, com base no lucro real.

Se o contribuinte não tiver feito a doação no ano anterior, pode fazer no momento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, no percentual de até 3% do imposto devido, no modo completo.

Maiores informações e o passo a passo para fazer a doação, você encontra no site da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, clicando aqui.