A Semana da Conciliação  do Movimento Nacional pela Conciliação deste ano de 2009 será realizada nos dias 7 a 11 de dezembro, com funcionamento nos mesmos moldes dos anos anteriores.

A diferença fica por conta da Capital do Estado. Em Curitiba, além das conciliações que serão realizadas nas Varas, a Semana da Conciliação funcionará ainda em tendas que serão instaladas pelo Governo do Estado em frente ao Palácio Iguaçu, no final da Av. Cândido de Abreu, Centro Cívico, numa promoção conjunta das três Justiças: Estadual, Federal e Trabalhista. Serão instaladas 25 tendas de 10x10 (=100 m2), abrangendo uma área total de 2500 m2, a ser ocupada pelas três áreas do Judiciário. Tudo com apoio estrutural do Governo do Estado, da Prefeitura de Curitiba e do Sistema Fecomércio.

O que funcionará nas tendas da Justiça Estadual?

a) o Projeto "Justiça no Bairro", comandado pela Desembargadora Joeci Machado Camargo com a participação e apoio do SESC, ICI, Unimed, INSS e Defensoria Pública do Estado do Paraná, que assumiu também a condução e solução dos cerca de 180 processos de Interdição que tramitam nas Varas Cíveis de Curitiba com Justiça Gratuita, isso tudo dentro da Semana da Conciliação;

b) Os Juizados Especiais Cíveis, com conciliações e atendimentos gerais.

c) A Justiça Comum, com audiências de conciliação em processos indicados por vários Bancos parceiros, tais como HSBC, ITAÙ e BRADESCO, com a colaboração de conciliadores voluntários que fizeram o "Curso de Técnicas de Mediação e Conciliação", promovido em outubro pela Escola da Magistratura do Paraná - EMAP e pela Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná - ESEJE, com apoio do Tribunal de Justiça, tudo com a supervisão de conciliadores do 2º grau (magistrados aposentados) e dos magistrados que integram a coordenação do Movimento pela Conciliação no Paraná.

d) a COHAB, com conciliações pré-processuais em casos envolvendo os seus financiamentos habitacionais.

e) Outros eventuais parceiros da conciliação, na área da telefonia e outras de grande demanda jurisdicional.

Eventuais Informações complementares ou esclarecimento de dúvidas poderão ser obtidos através dos e-mails conciliar@tjpr.jus.br e conciliar.secretaria@tjpr.jus.br e dos telefones 41-3200-2621 (Liciane – Secretaria de Conciliação), 41-3200-4141 (gabinete Des. Ressel) e 41-3200-2232 (gabinete Juíza Denise Krüger).

Arquivo da campanha- Conciliar é Legal

Resultado da semana da conciliação 2009