Notícias

“Geloteca” é criada na Cadeia Pública de Alto Paraná


“GELOTECA” É CRIADA NA CADEIA PÚBLICA DE ALTO PARANÁ

Detentas receberam doação de 640 livros que serão armazenados em uma geladeira desativada transformada em biblioteca

As mulheres que estão em situação de privação de liberdade na Cadeia Pública da Comarca de Alto Paraná (PR) terão à disposição uma “geloteca”, uma geladeira antiga desativada que foi adaptada para servir como biblioteca.  Durante a campanha “Conhecimento e Liberdade”, entre julho e agosto de 2023, foram arrecadados 640 livros nas cidades de Paranavaí, Foz do Iguaçu, Altônia, Santa Helena e na própria Alto Paraná. O projeto foi desenvolvido pelo juiz da Comarca, Huber Pereira Cavalheiro, e organizado pela gestora da Cadeia Pública, a policial penal do Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná) Sandreli Ortiz Frasson.  

“O intuito é dar amplitude de conhecimento e possibilidade de contato com uma cultura, infelizmente, pouco comum no universo das detentas”, explicou a gestora, acrescentando o quanto é importante estimular o estudo entre as pessoas privadas de liberdade. “É uma proposta para dar um novo horizonte de estudo e ver o mundo de outro prisma para pessoas que, normalmente, têm pouco incentivo para mudar de vida”.

O principal ponto de arrecadação dos livros foi o Fórum de Alto Paraná, mas, com apoio da comunidade, foram criados pontos em diversos espaços da região. As próprias internas serão orientadas para realizar a catalogação, a organização, o empréstimo e a devolução dos livros. A criação da “geloteca” é o primeiro passo da gestão para implantar futuramente uma sala de aula dentro da cadeia, em convênio com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Alto Paraná. Além da biblioteca e aulas regulares, serão promovidas também palestras e cursos ao interno da instituição.