Notícias

Comarcas do Paraná realizam ações para promoção da segurança nas escolas


COMARCAS DO PARANÁ REALIZAM AÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Em Cambé e Matelândia foram desenvolvidas ações lúdicas como exposição de poesia e apresentações artísticas, e interações com o trabalho da PF

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) tem desenvolvido ações para a promoção da segurança e cultura da paz nas escolas. Nos dias 27 e 29 de julho as Comarcas de Cambé e Matelândia reuniram alunos da rede pública, moradores da região e órgãos públicos e privados para participarem de ações com essa finalidade. 

Comarca de Cambé 

Em Cambé, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realizou o “Abraço pela Paz”, uma ação coletiva que reuniu 130 moradores da cidade e da região metropolitana de Londrina na Praça Getúlio Vargas. A ação foi realizada no dia 29 de julho para promover a Cultura de Paz, incentivando a cooperação e a tolerância entre todos após o recente e trágico acontecimento que assolou a Escola Estadual Prof.ª Helena Kolody. 

Durante a ação, 26 crianças e adolescentes do Projeto Refúgio realizaram apresentações artísticas de música, dança, artes marciais e capoeira. Foram disponibilizados dois varais, um de poesias com temas relacionados à Cultura de Paz e outro fomentando o questionamento “Como posso tornar o mundo um lugar melhor?”. Além disso, estiveram presentes os agentes da paz, ou seja, profissionais envolvidos na organização, professores e integrantes que compuseram as apresentações. 

A iniciativa foi acolhida pelo juiz coordenador do Cejusc da região, Élberti Mattos Bernardineli, e organizado através do Projeto Cejusc Presente, que conta com o apoio das estagiárias de pós-graduação em Psicologia Ariadne Rodrigues Paes e Luana Mariana Castro Rolin, e estagiária de pós-graduação em Direito Vanessa Xavier. A ação foi realizada em parceria com a organização Movimento Pela Paz e Não-Violência - Londrina Pazeando, Secretarias de Educação, Cultura e Comunicação, Escola Estadual Prof.ª Helena Kolody, ONG Refúgio, Londrina Official e Polícia Militar do Paraná. 

Comarca de Matelândia 

A comarca de Matelândia, em parceria com o Ministério Público, a prefeitura do município e a Polícia Federal (PF) promoveram o “Projeto interinstitucional” nas escolas da rede pública da região. Foi realizado um concurso de desenho com o tema “Segurança e Comunidade” para alunos entre 6 e 8 anos. Foram selecionados 14 desenhos na premiação, que ocorreu no dia 27 de julho, no Fórum de Matelândia. 

Além disso, nas dependências do Fórum, foi montada a exposição “PF em Ação no Paraná”, que contou com embarcações, viaturas e o canil da PF. Aproximadamente duzentos alunos da rede pública visitaram a exposição e tiveram contato com o canil e com agentes para informações sobre as atividades realizadas por eles. O projeto ainda tem desenvolvido rodas de conversas com os alunos da rede pública sobre prevenção da violência em âmbito escolar. 

Participaram do evento a juíza diretora do Fórum, Pryscila Barreto Passos Remor, o juiz Rodrigo Dufau, os promotores de Justiça da Comarca de Matelândia, André Juiz Querino Coelho e Mariana Silva Dalossi Picelli, o delegado Chefe da PF em Foz do Iguaçu, Marco Smith, e, representando o Conselho Comunitário de Segurança de Matelândia, sr. Antônio Carlos Brandão.