Notícias

Ejud-PR realiza curso de formação de formadores da Enfam e Renejum


EJUD-PR REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DA ENFAM E RENEJUM

Escola Judicial do Paraná sediou curso de capacitação de magistrados responsáveis por receber juízes e juízas recém-empossados nas unidades jurisdicionais

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) recebeu magistrados de cinco estados que realizaram o Curso de Formação de Formadores Nível 2: Avaliação da Prática Jurisdicional e o uso de Portfólio. A iniciativa educacional é da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). 

O objetivo do curso é aperfeiçoar a preparação e capacitar magistrados responsáveis por receber juízes e juízas recém-empossados nas unidades jurisdicionais. O curso é voltado para magistrados, coordenadores e servidores do âmbito da justiça estadual que atuam nesse módulo de prática jurisdicional do Curso de Formação Inicial e em ações de formação continuada realizadas durante o período de vitaliciamento.  

“Foi com muita alegria e satisfação que nós recebemos essa designação da Enfam e da Renejum para sediar o curso. Nós estamos formando os nossos magistrados para que eles possam formar outros magistrados. Estamos estabelecendo aqui esse círculo virtuoso”, destaca o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, diretor da Ejud-PR.  

“Buscamos mostrar para eles o que é, na prática, ser formador de um colega juiz ou juíza recém-aprovado em um concurso, que práticas pedagógicas devem ser desenvolvidas nesse momento e como fazer avaliações”, explica o juiz federal Vladimir Vitovsky, um dos docentes do curso. 

Participaram das aulas na Ejud magistrados de cinco estados: Amapá, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o que proporcionou o compartilhamento de diferentes vivências.  
 
“Todos nos trouxeram bastantes insights, visões diferentes. Isso dá um grande aporte de experiências e enriquece demais o conteúdo que foi trabalhado aqui, que busca melhorar a prática, a preparação dos colegas que estão ingressando na carreira”, conta o juíz Felipe Forte Cobo, um dos alunos no curso. 
 
O diretor da Ejud-PR destacou ainda a importância da formação contínua dos magistrados para um atendimento cada vez melhor à sociedade. “A ideia nossa na Ejud é de capacitação contínua e constante dos magistrados e servidores. Então, quando temos esse tipo de iniciativa que reúne pessoas de outros estados que trazem conhecimento, nos leva a atingir o nosso objeto maior que é o jurisdicionado”, valoriza o des. Ramon de Medeiros Nogueira.