Notícias

II Lançamento de obras jurídicas é realizado no TJPR


II LANÇAMENTO DE OBRAS JURÍDICAS É REALIZADO NO TJPR

Evento contou com a presença do Ministro Luiz Edson Fachin e homenagem ao advogado e professor René Ariel Dotti

Na sexta-feira (11/08), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), realizou na esplanada do prédio anexo ao Palácio da Justiça, o II Lançamento de Obras Jurídicas de Magistradas e Magistrados paranaenses. O evento reuniu autores e expositores que lançaram livros e realizaram sessões de autógrafos. 

O objetivo é levar as obras ao conhecimento do público e dar uma maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos magistrados. "Nossa Escola, por meio de eventos como este, visa disseminar o conhecimento, a prática e a cultura jurídica, na busca constante pelo aperfeiçoamento e aprimoramento de nossos magistrados, magistradas, servidores e servidoras, bem como da prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná", ressaltou o vice-diretor da Ejud-PR, desembargador Rogério Etzel. 

Expuseram suas obras os seguintes autores: Álvaro Rodrigues Junior, Amanda Sentone Guieseler, Cláudia Catafesta, Claudio Camargo dos Santos, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, Denise Damo Comel, Eduardo Novacki, Felipe Forte Cobo, Fernando Bardelli Silva Fischer, José Laurindo de Souza Netto, Lidiane Rafaela Araújo Martins e Ruy Alves Henriques Filho. 

Homenagem a René Ariel Dotti 

Um dos lançamentos, o do livro “Direito, Inovação e Sustentabilidade - Estudos em homenagem ao Professor René Ariel Dotti” marcou o evento. A obra, que reúne artigos elaborados a partir das experiências acadêmicas, teóricas e práticas do professor, foi organizada e coordenada pelo TJPR e pelo Ministério Público do Estado do Paraná, por intermédio de suas Escolas Judiciais, com o apoio da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ). 

Em seus discursos as autoridades presentes destacaram a relevância da atuação do advogado e professor René Dotti no judiciário paranaense. "Que ele, professor René, inspire a cada dia mais magistrados, advogados, a todos nós o culto das letras jurídicas. O que ocorreu hoje aqui foi o reconhecimento merecido por alguém que tanto fez pelo Paraná, pela advocacia e pela sua gente", destacou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

"No dia de hoje nós que aqui estamos prestamos uma homenagem a quem deixou a sua marca indelével. E ao deixar esta marca o fez numa compreensão do direito com um saber interdisciplinar, como a circunstância de que saber direito é mais do que saber direito o próprio direito", declarou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin. 

Representando toda a família, a filha do homenageado, Rogéria Dotti, fez um discurso de agradecimento: "A homenagem de hoje, prestada pelo Tribunal de Justiça e pela Escola Judicial do Paraná, unida com o Ministério Público do Paraná, é um gesto que permanecerá para nós, para a família, fora do tempo. Ela expressa o reconhecimento dos magistrados da mais alta corte do nosso estado à dedicação, ao estudo, à combatividade de meu pai na advocacia, atividade que ele exerceu por mais de 60 anos".  

Entre os presentes, participaram do dispositivo de autoridades além do presidente, do TJPR, do ministro do STF, do vice-diretor da Ejud e da filha do homenageado, o Procurador Geral de Justiça do Paraná, doutor Gilberto Giacóia; o ouvidor da OAB nacional, conselheiro federal e presidente do Coadem, doutor José Augusto Araújo de Noronha; o advogado e professor titular de direito processual penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, e a esposa de René Dotti, senhora Rosarita Dotti.