Notícias

Programa de Ginástica Laboral promove campanha do Outubro Rosa


PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL PROMOVE CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

Colaboradores vestiram a cor rosa

Os colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foram convidados a participar de uma aula de ginástica laboral diferente na última quarta-feira (25/10). Em vez de realizarem suas atividades nos departamentos, os participantes do “Aulão Outubro Rosa”, em referência à campanha de prevenção do câncer de mama, fizeram os exercícios na praça em frente ao Palácio da Justiça e também no hall do último andar do prédio anexo. 

Durante as aulas, oferecidas em diversos horários, os colaboradores receberam orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Vestidos de rosa, os alunos puderam realizar atividades diferenciadas em um ambiente mais amplo e também ao ar livre. “Neste espaço, os participantes têm a liberdade de explorar diferentes movimentos justamente por ser uma aula com colchonetes – que é impossibilitada de ser realizada nos departamentos por causa do espaço”, relata Beatriz Cavalcante, instrutora de ginástica laboral. De acordo com o educador Alex dos Reis, possibilitar a saída do colaborador do ambiente de trabalho, além de ser algo diferente, ajuda na divulgação da campanha: “No caso da aula de hoje, relacionada à campanha de conscientização do outubro rosa, do câncer de mama, a gente veio aqui para o ambiente externo para ver se chama um pouquinho mais a atenção do pessoal”, aponta o instrutor de ginástica laboral.  

A campanha do Outubro Rosa, realizada todos os anos, tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e de exames periódicos que possibilitem o diagnóstico precoce da doença. “É um bom lembrete para cuidarmos da nossa saúde e de marcarmos os exames regularmente. Na minha faixa de idade, eu ainda não preciso fazer a mamografia com frequência, mas, por medo e precaução, eu pedi pra fazer os exames. Então, todo ano eu faço”, ressalta a servidora Juliana Richa, que participou da ação. A servidora Thaís Lobo reafirma que a campanha serve para lembrar a importância do autocuidado: “No meu caso, eu sigo uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos. Sempre que possível, vou ao médico para fazer uma avaliação, um checkup geral”  

O câncer de mama é extremamente prevalente no sexo feminino, por isso a necessidade de ser prevenido, diagnosticado e tratado precocemente. O TJPR realiza todos os anos diversas ações de conscientização. Durante a campanha realizada no mês de outubro, há um aumento expressivo da preocupação com o autocuidado, o que reflete na procura por mamografia e consultas, relata José Knopfholz, médico supervisor do Centro de Assistência Médica e Social (CAMS): “Toda doença maligna, mas especialmente o câncer de mama, tem na precocidade maior chance de cura. Em um estágio inicial, quando a doença é restrita à mama, sem ter afetado os linfonodos axilares, a chance de cura é altamente elevada. Depois que há uma invasão dos linfonodos, isso se reduz, e quando outros órgãos são afetados, acaba reduzindo um pouco mais também”, explica o médico.  

O médico ainda lembra que a mamografia é o exame mais universal, e que a indicação deve ser analisada pelo médico que assiste a paciente: “A mamografia é um exame recomendado pelas autoridades de saúde habitualmente a partir dos 40 anos. Entretanto, para quem tem história familiar de neoplasia de mama, incluindo avós, mães, irmãs, é necessário que isso seja visto com atenção pra que o médico indique se não há necessidade de se fazer um pouco mais cedo.”