Notícias

TJPR empossa duas novas desembargadoras


TJPR EMPOSSA DUAS NOVAS DESEMBARGADORAS

Ângela Maria Machado Costa e Maria Lúcia de Paula Espíndola assumiram o cargo mais alto da magistratura estadual em cerimônia realizada no Pleno

Nesta quarta-feira (14/6), as magistradas Ângela Maria Machado Costa e Maria Lúcia de Paula Espíndola tomaram posse como desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A cerimônia foi realizada em sessão solene, no Tribunal Pleno, e transmitida no canal do TJPR no YouTube
 
As novas ocupantes do cargo mais alto da magistratura estadual prometeram cumprir com honra e retidão suas funções, seguindo a Constituição e as leis do país. “Continuarei a trabalhar incansavelmente para garantir o respeito aos direitos de cada cidadão e cumprir os objetivos institucionais desta Corte”, afirmou a desembargadora Maria Lúcia de Paula Espíndola. “Tenho a consciência de que estou assumindo a mais relevante função atribuída aos magistrados estaduais e o faço me comprometendo a continuar trabalhando diuturnamente em prol da defesa das instituições democráticas deste país, zelando pela Constituição da República, as leis do país e a busca da justiça”, disse a desembargadora Ângela Maria Machado Costa. 

O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, exaltou a chegada de mais duas mulheres à Corte Paranaense. “É uma noite marcada pela emoção de um momento muito especial na vida de todos nós, mas principalmente das empossadas, que são colegas exemplares, mulheres que alcançam o mais alto cargo do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e que merecem o mais alto respeito e a maior admiração. Nesta data festiva de posse, celebramos as mulheres que hoje ingressam na nossa Corte”. 
 
Com a posse, o TJPR passa a contar com 20 desembargadoras. A presença feminina na instituição foi valorizada pela vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), doutora Jaqueline Allievi. “A chegada de mais mulheres ao cargo de desembargadora é motivo de orgulho e representa um avanço fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao empossar as colegas, o Tribunal de Justiça dá um importante passo rumo à paridade de gênero em nossa instituição, reconhecendo que o talento, a competência e a capacidade de liderança não têm gênero”, destacou. “Queremos, podemos, devemos e estamos cada dia mais preenchendo os mesmos espaços que os homens ocupam e com a mesma competência”, reforçou a desembargadora Ângela Maria Machado Costa. 

Confira aqui, na íntegra, a posse das desembargadoras. 

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, juntamente com o presidente do TJPR, a procuradora-geral do Estado do Paraná, doutora Letícia Ferreira da Silva, representando o governo estadual; a deputada Maria Victoria, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o desembargador Arion Mazurkevic, representando a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o desembargador Luciano Carrasco Falavinha, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros; o  promotor de justiça Humberto Eduardo Pucinelli, que representou o Ministério Público do Paraná (MPPR); a conselheira federal e advogada doutora Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR); a primeira subdefensora pública geral do Paraná, doutora Olenka Lins e Silva; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), doutor Jederson Suzin.   

Currículos 

A desembargadora Ângela Maria Machado Costa foi promovida pelo critério de merecimento. Ela preenche a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Nilson Mizuta. Já a desembargadora Maria Lúcia de Paula Espíndola foi promovida pelo critério de antiguidade. Ela vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.  

Nascida em Laguna, Santa Catarina, Ângela Maria Machado Costa cursou a Faculdade de Direito Curitiba, atual Unicuritiba. Foi nomeada juíza substituta do TJPR em 1996, atuando inicialmente junto à 39ª Seção Judiciária, em Cornélio Procópio, e 54ª Seção Judiciária, com sede na Comarca da Lapa. Como juíza de direito exerceu a magistratura nas comarcas de Cerro Azul, Capanema, Irati, Campo Largo e Curitiba. Tornou-se juíza de direito substituta em segundo grau em 2011. 

Maria Lúcia de Paula Espíndola nasceu em Curitiba e cursou Direito na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Ela foi nomeada juíza substituta do TJPR em 1991, na Seção Judiciária da Comarca de Paranavaí. Trabalhou ainda em Matelândia, Terra Boa e Umuarama. Em Curitiba, atuou na 11ª Vara Criminal, na Vara de Delitos de Trânsito, na 2ª Vara da Infância e da Juventude e, por último, no 15º Juizado Especial da Fazenda Pública.