A estratégia do Poder Judiciário do Estado do Paraná: ciclo 2021-2026 foi formulada com o emprego da metodologia Balanced Scorecard (BSC), proposta em 1992 pelos professores americanos Robert Kaplan e David Norton, hoje utilizada em larga escala por instituições privadas e públicas e recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Balanced Scorecard, cuja tradução pode ser feita como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, é uma metodologia de gestão que propõe focar a instituição no esclarecimento, na comunicação e, sobretudo, no gerenciamento da sua estratégia.

Aplicada ao Poder Judiciário do Estado do Paraná, a metodologia propõe a gestão da instituição em quatro perspectivas:

(i) sociedade, ou de como a instituição com ela procura se relacionar, em temas como atuação institucional, acesso à Justiça e responsabilidade socioambiental;

(ii) processos internos, perspectiva que destaca os processos e procedimentos cruciais para a promoção da melhoria contínua na prestação dos serviços judiciários, com realce para os temas eficiência operacional, alinhamento e integração e tecnologia;

(iii) aprendizado e crescimento, que trabalha com os ativos intangíveis, relacionados à obtenção de capacidades essenciais ao cumprimento das atividades da instituição, envolvendo motivação, conscientização, qualificação e compromisso das pessoas; e

(iv) recursos, perspectiva que se situa na base da gestão estratégica no setor público, pois são os recursos orçamentários que garantem o funcionamento da instituição, sua infraestrutura, modernização e a excelência na prestação de serviços públicos.

A metodologia BSC propõe a harmonização da gestão estratégica das instituições, favorecendo o desempenho global por meio de um sistema de medição que contempla o balanceamento e o equilíbrio entre medidas de curto e longo prazo, medidas financeiras e não financeiras, indicadores de resultado e de tendência e entre as perspectivas interna e externa de desempenho.

Em cada perspectiva do BSC são alocados Objetivos Estratégicos, orientadores da gestão em forma de intenções que são mensuradas por meio dos Indicadores Estratégicos. Contudo, não basta mensurar, tem-se que promover com Programas, Projetos e Ações Estratégicas para conduzir ao atingimento das metas dos Indicadores Estratégicos.

Uma vez cumpridas as metas estabelecidas aos Indicadores Estratégicos, vislumbra-se o cumprimento dos respectivos Objetivos Estratégicos. Em se cumprindo o conjunto de Objetivos Estratégicos de uma determinada perspectiva, atende-se à referida perspectiva. Em se cumprindo as quatro perspectivas, tem-se o pleno cumprimento da Missão institucional.

Ademais, para além da análise quantitativa resultante dos Indicadores Estratégicos, faz-se necessário dotar essa mensuração de significado. Por isso, assumem-se os seguintes níveis de satisfação para os Indicadores Estratégicos:

Nível de Satisfação

Percentual de Cumprimento em relação à meta projetada

Excelência

Índice ≥ 100%

Satisfatório

70% ≤ Índice < 100%

Em desenvolvimento

35% ≤ Índice < 70%

A aprimorar

Índice < 35%

 

Para a análise de cumprimento dos Objetivos Estratégicos, será avaliado o percentual de Indicadores Estratégicos que atingiram pelo menos o nível satisfatório.

O nível de satisfação em relação aos Objetivos Estratégicos também seguirá os níveis de satisfação dos Indicadores Estratégicos. Com isso, por exemplo, em se verificando que, para determinado Objetivo Estratégico, dois Indicadores Estratégicos apresentaram nível de excelência, um apresentou nível satisfatório e um apresentou nível em desenvolvimento, resultará em um cumprimento satisfatório (75%) do Objetivo Estratégico.

Para o estabelecimento dos Indicadores e dos Objetivos Estratégicos, considerando a situação pandêmica acarretada por causa da covid-19, optou-se por não realizar reuniões de Análise SWOT para o Diagnóstico Institucional. Contudo, isso não significa que houve restrição na participação de magistrados, servidores, colaboradores da justiça, órgãos públicos, entidades da sociedade civil organizada e cidadãos.

Para a elaboração do Diagnóstico Institucional, foram utilizadas seis fontes de dados, inclusive os resultados obtidos durante as reuniões de Encontros Regionais da Administração com Magistrados e Servidores (ENCORAJ), encontros presenciais realizados antes do início da pandemia sanitária da covid-19, a seguir detalhadas.