Dia Mundial do Sono – 19 de março


DIA MUNDIAL DO SONO – 19 DE MARÇO

“Semana do Sono” visa conscientizar sobre a importância da qualidade de se dormir bem 

No Dia Mundial do Sono (19/03) o Centro de Atenção à Saúde e Bem-estar (Centro Médico), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) ressaltou a importância de priorizar o sono de qualidade todos os dias. Além de apresentar as consequências que noites mal dormidas podem ter na vida do ser humano. No Brasil, a data é celebrada com a “Semana do Sono”, realizada entre os dias 18 e 24 de março, com o objetivo de trazer, para a população, informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o assunto. Este ano, a Associação Brasileira do Sono (ABS), realizou a semana durante os dias 11 e 17 de março. 

Questões como: Você dorme bem durante a noite? Você tem dificuldade para dormir? E, quais as consequências de uma noite mal dormida no dia seguinte? São respondidas pelos autores Pinto et. al (2012) com exemplos de doenças que causam o distúrbio do sono. Essas doenças são: a ansiedade, estresse e depressão; e seus sintomas também se agravam com a falta de sono, pois quanto mais ansioso, estressado ou deprimido um sujeito está, mais difícil serão os momentos que tem para descansar já que sua concentração e preocupações estão em outro lugar que não no ato de dormir.  

Ficar horas sem dormir, dormir desconfortavelmente, acordar diversas vezes durante a noite ou até mesmo ter sonhos perturbadores podem acarretar consequências no dia a dia de cada pessoa. Acordar mal-humorado, sem vontade de fazer suas obrigações, apresentar comportamentos agressivos ou simplesmente o cansaço por si só são exemplos do quão importante o ato de dormir bem é, tanto como uma forma preventiva desses sintomas, mas também para manutenção da saúde mental de forma saudável.  

Sá, Motta e Oliveira (2007) afirmam que o padrão do sono muda com o passar dos anos e, conforme ficamos mais velhos, mais expostos aos fatores citados acima, nos tornamos mais suscetíveis a eles. ‘’Mudanças sociais e fisiológicas [...] do padrão social, dos padrões familiares, diminuição do ciclo de amizades, inatividade física e profissional favorecem maior sonolência diurna, consequentemente, redução do sono noturno.’’ Sá, Motta e Oliveira (2007). 

Embora o sono não seja considerado algo tão necessário para muitos, ele é um dos pontos essenciais para o controle de humor, a prevenção de doenças, o bom exercício de trabalho e, até mesmo, da vida cidadã. Neste dia 19 de março, lembre-se que o ato de dormir é tão importante que deve ser tratado como prioridade para que os outros âmbitos da sua vida consigam trabalhar de maneira conjunta e benéfica, tanto para você, quanto para aqueles a sua volta. 

Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde e a ABS. 

 

Referências: 

PINTO, Teresa Rebelo; AMARAL, Cátia; SILVA, Vera Neves da; SILVA, Joana; LEAL, Isabel Pereira; PAIVA, Teresa. Hábitos de sono e ansiedade, depressão e stress: Que relação? ISPA – Instituto Universitário, 2012. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/1616.  

SÁ, Renata Maria Brito de; MOTTA, Luciana Branco da; OLIVEIRA, Francisco José de. Insônia: Prevalência e fatores de risco relacionados em população de idosos acompanhados em ambulatório. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2007, 10(2), p. 217-230. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/8Qw8jDHHG4g8YdmCvhcsM9s/?format=html&lang=pt#.  

Descrição da imagem de capa: Arte gráfica de uma mulher dormindo na cama.