TJPR promove ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial


TJPR PROMOVE AÇÃO NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

Campanha contará com aferição de pressão arterial nos prédios Palácio da Justiça, Anexo e Mauá 

Na próxima sexta-feira (26/04), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Centro de Atenção à Saúde e Bem-estar (Centro Médico), vai realizar uma campanha em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Uma equipe do Centro Médico estará presente no Palácio da Justiça, no prédio Anexo e na Sede Mauá para aferir a pressão arterial dos colaboradores do TJPR, além de compartilhar informações sobre o tema.  

A ação será realizada das 14h às 17h30 e também contará com a participação de alunos de graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A campanha é gratuita e voltada para todas as magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários e demais colaboradores do Tribunal.

Campanha

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.  
 
Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos.

Sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico:

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Prevenção e controle:

A pressão alta não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com medicamentos. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente. Além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
 – Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
 – Praticar atividade física regularmente;
 – Aproveitar momentos de lazer;
 – Abandonar o fumo;
 – Moderar o consumo de álcool;
 – Evitar alimentos gordurosos;
 – Controlar a diabetes.

Fonte: Biblioteca Virtual de Saúde

 

Imagem de capa: homem aferindo a pressão arterial.

 

 

 

 

Do Programa de Gestão de Inovação à notícia sobre o Fórum de Umuarama.

QUEM TRAZ PRA VOCÊ É A COMUNICAÇÃO DO TJ.  

Tem uma informação importante? Mande pra gente!

comunicacao@tjpr.jus.br