Você sabe o que é bruxismo? Distúrbio afeta a qualidade do sono e dentes, mas tem tratamento


VOCÊ SABE O QUE É BRUXISMO? DISTÚRBIO AFETA A QUALIDADE DO SONO E DENTES, MAS TEM TRATAMENTO

Aproximadamente 15% da população global tem bruxismo do sono, quadro que, se não for tratado, pode trazer prejuízos à qualidade de vida 

Um distúrbio que consiste em ranger ou apertar os dentes repetidamente durante o sono e para o qual a ciência ainda não atribuiu uma causa exata. Este é o bruxismo, um quadro bastante comum que pode afetar até 15% da população global. O problema, não raro, traz prejuízos à saúde e à qualidade de vida. Reflexo disso é o impacto direto no sono. 

É comum que portadores do distúrbio acordem sucessivamente durante a noite. Atrelado a isso, ocorrem dores na face, no maxilar ou na cabeça, resultado do movimento forçado e repetitivo de ranger de dentes. Outra consequência grave é o desgaste dos dentes. Em alguns casos, o bruxismo pode levar à perda total do dente ou a inflamações na gengiva.  

Embora não tenha cura, há formas de tratamento. O distúrbio requer a avaliação completa dos sintomas com uma equipe multidisciplinar que inclui cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. O quadro pode ser controlado por meio de vários tipos de intervenções, incluindo o tratamento cognitivo-comportamental. 

Descrição da imagem de capa: em seu quarto, deitada na cama, uma mulher jovem demonstra desconforto na região do maxilar. Ela leva as mãos à face, esboçando sentimento de dor – fechando os olhos e franzindo a sobrancelha. A meia-luz no ambiente sugere que a fotografia tenha sido feita durante a noite. A jovem fotografada é caucasiana (tem a pele branca e o cabelo loiro) e veste uma camiseta em tom violeta.