Comarca de Marechal Cândido Rondon recebe duas novas Varas judiciais

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, conduziu na noite de sexta-feira (30/11), em Marechal Cândido Rondon, a solenidade de implantação de duas novas Varas, que se desmembraram das já existentes: a Vara da Família, da Infância e Juventude e Anexos e a Vara dos Juizados Especiais, Cível, Criminal e da Fazenda Pública da comarca.

A cerimônia contou com a presença dos desembargadores Guilherme Luiz Gomes e Luiz Carlos Gabardo; da juíza de Direito, diretora do Fórum, Berenice Ferreira Silveira Nassar; do juiz de Direito da Vara Criminal e Anexos, Clairton Mário Spinassi; da Juíza de Direito designada, Mariana Pereira Alcântara dos Santos; do promotor de Justiça, Evandro Augusto Dell Agnello Santos; do prefeito Moacir Luiz Froehlich; do presidente da Câmara de Vereadores, Ilário Hofstaetter; do presidente da OAB - subseção de Marechal Cândido Rondon,  João César Silveira Portela; do secretário do Tribunal de Justiça, Acir Bueno de Camargo; dos deputados Élio Lino Rusch e Ademir Luiz Bier, além de prefeitos dos  cinco municípios que integram a  comarca, vereadores, promotores, advogados, demais autoridades civis, militares e servidores.

A diretora do Fórum, Berenice Nasser, enalteceu o esforço e o trabalho desempenhados pela atual administração do TJ, que resultou no atendimento das demandas solicitadas: "O desembargador Miguel Kfouri Neto foi sensível, competente e generoso aos nossos apelos, concretizando todas estas ações, que tanto nos favorecem". E acrescentou: "Receba, desembargador Kfouri, o nosso reconhecimento pela extraordinária administração dos interesses da Justiça, nestes dois anos, que oxigenaram o Poder Judiciário do Estado do Paraná e resgataram a autoestima de nós juízes e servidores da Justiça", enfatizou.

O promotor de Justiça Augusto Dell Agnello Santos cumprimentou, em nome do Ministério Público, o presidente Miguel Kfouri Neto: "O avanço no Judiciário paranaense é extremamente visível, por isso o cumprimento pelo brilhantismo e eficiência de sua administração". Também citou os juízes Clairton, Berenice e Mariana como exemplos de pessoas e profissionais dedicados, que enobrecem a classe da magistratura.

Representando a OAB-PR, o advogado João César Silveira Portela, também ressaltou os esforços no sentido de tornar realidade esse preito: "Uma união de esforços de várias autoridades, desde o município, ao Estado do Paraná, do Tribunal de Justiça à Assembleia Legislativa, todos concorreram para que, finalmente, tivéssemos mais duas varas e, por consequência, um sensível alívio na sobrecarga de processos ao encargo de apenas dois juízes titulares".

Na solenidade, o gestor do processo de instalação e estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes, parabenizou a comarca pela ampliação, após 30 anos, do número de varas e juízes e lembrou que o Paraná é exemplo de dedicação de seus magistrados e serventuários, pois uma avaliação do Conselho Nacional de Justiça apontou que, em 2011, o Paraná foi o único estado que julgou mais processos do que recebeu, num percentual de 107%, relatou o desembargador.

Durante o ato, o deputado estadual Élio Rusch fez alusão a um fato inédito no Paraná: o desembargador Miguel Kfouri Neto que encaminhou a mensagem para criação das novas Varas ao Legislativo, teve a oportunidade de sancionar a lei, enquanto governador interino, e  as instala nesta data, como presidente do Tribunal.

O deputado Ademir Bier também agradeceu o trabalho do desembargador Kfouri e frisou que ele deixa a presidência do TJ, mas levará consigo a gratidão do povo paranaense.

Por sua vez, o presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, agradeceu a união de esforços, que permitiu a implantação das novas varas: "Nossa principal preocupação sempre foi o 1º grau de jurisdição, porque esta é a Justiça mais próxima do povo, é para onde as pessoas se dirigem para ter suas demandas atendidas e querem ver resultados. Não é Marechal Rondon que está de parabéns. É o Poder Judiciário que fica feliz por poder pagar em parte sua dívida. Também a esses dois juízes, heróis da comarca, a profunda gratidão do Poder Judiciário do Paraná", finalizou.