Desembargadores José Carlos Dalacqua e Shiroshi Yendo são homenageados pelo TJPR


Desembargadores José Carlos Dalacqua e Shiroshi Yendo são homenageados pelo TJPR

Magistrados participaram das suas últimas sessões antes da aposentadoria


Sex, 10 mai 2024 14:32:20 +0000

Os desembargadores José Carlos Dalacqua e Shiroshi Yendo que se aposentarão neste mês de maio foram homenageados no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). 

O presidente da Corte paranaense, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou a trajetória dos desembargadores como um importante marco para a história do Poder Judiciário do Paraná. “Aposentadoria, como todos sabemos, e todos nós, se Deus quiser, chegaremos a este momento, é um olhar para trás, um lembrar os desafios e as conquistas, estejam certos ambos, que suas carreiras foram pautadas por dedicação e muita honradez. Vossas excelências combateram esse bom combate, são orgulho, e entram para história desse nosso Tribunal pelo trabalho profícuo que realizaram”, exaltou o presidente durante a sessão do Tribunal Pleno, na sexta-feira (03/05) 

As homenagens aos desembargadores se estenderam durante as sessões civil e criminal realizadas nesta semana no TJPR com a presença de diversas autoridades. 

Na quarta-feira (08/05), durante a sessão da 15ª Câmara Cível, o desembargador Shiroshi Yendo recebeu homenagens de magistrados e servidores da Corte, e também de amigos e familiares. 

A primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, agradeceu pelo trabalho desempenhado pelo desembargador Shiroshi Yendo, durante os 46 anos de carreira: “Aqui é missão cumprida, é um novo capítulo, encerra-se aqui uma parte e começa outra, estamos na realidade marcando o final de uma brilhante carreira. Uma carreira em que você só fez amigos, que você nos ensinou a amar e respeitar o próximo. Eu renovo aqui a minha eterna gratidão.” 

Para o presidente da 15ª Câmara Cível, o desembargador Luiz Carlos Gabardo, o momento é de tristeza e alegria: “A aposentadoria, notadamente penso, quando compulsória, representa um verdadeiro sentimento paradoxal, ambíguo, um misto de tristeza e de felicidade. De um lado ficamos, notadamente, nós da 15ª Câmara Cível, todos entristecidos já que não mais desfrutaremos do convívio, quase que diário com o desembargador Shiroshi e também de seus ensinamentos manifestados em decisões sempre justas e ponderadas. Por outro lado, a aposentadoria do desembargador Shiroshi, também é motivo de alegria, visto que exerceu a magistratura por quase 46 anos com dignidade, dedicação e comprometimento na busca incessante de uma prestação jurisdicional de excelência”. 

O desembargador Shiroshi despediu-se com palavras de agradecimentos: “Estou extremamente honrado pelas palavras a mim dirigidas. Senhoras e senhores, daqui a alguns dias me aposentarei com um sentimento de que pude participar, de algum modo, para a construção e engrandecimento do Poder Judiciário do Estado do Paraná. Por isso, só tenho a agradecer a todos que me acolheram a me incentivaram a trilhar o meu caminho”. 

Conheça a biografia do desembargador Shiroshi Yendo. 

Acesse aqui a sessão de homenagem. 

Na quinta-feira (09/05), o desembargador José Carlos Dalacqua presidiu pela última vez a sessão da 3ª Câmara Criminal, que o homenageou pela aposentadoria. Os desembargadores do TJPR teceram palavras de agradecimento pela carreira do magistrado: 

"Nesses últimos dias, como hoje, presenciei várias homenagens ao desembargador, muitas manifestações de admiração, de alegria e de amizade. Embora tenhamos convivido pouco, quero continuar a ser seu amigo. Parabéns, desembargador, que esses anos todos de experiência o façam se sentir bem e confortável na aposentação", manifestou o desembargador Mario Nini Azzolini. 

O desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia agradeceu o presidente da 3ª Câmara: "Sinta o abraço de um amigo que te estima e agradece por tudo que fez, me acolhendo em inúmeras vezes aqui no Tribunal de Justiça. Guaraqueçaba ficará mais feliz agora". 

Representando o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), o procurador da Justiça do MPPR, Eduardo de Mello Chagas Lima, esteve presente na sessão e parabenizou a carreira do desembargador José Carlos Dalacqua: "Gostaria de manifestar os parabéns pela carreira longa, exitosa, e todos esses anos na magistratura. Pessoalmente, da minha parte, agradeço a receptividade. Eu relativamente jovem, ainda na Procuradoria de Justiça, aqui há poucos anos, sempre fui muito bem recebido nessa Câmara. Desde que ingressei tenho aprendido muito com seus votos e com a condução sempre serena e segura das sessões. Então fica essa homenagem e os desejos de uma vida longa e proveitosa na aposentação”. 

O desembargador José Carlos Dalacqua encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e as homenagens: “Não estou me sentindo ainda em condição de parar, estou muito bem de saúde, graças a Deus, as vezes temos alguns problemas, todos nós temos, mas não estou ainda em condições, só que eu vou ter que parar, então agradeço a todos pelas homenagens”. 

Conheça a biografia do desembargador José Carlos Dalacqua. 

Acesse aqui a sessão de homenagem. 

Descrição da imagem de capa: Foto do presidente, da 1ª vice-presidente do TJPR e os desembargadores homenageados no Tribunal do Pleno.