Tribunal de Justiça assina contrato para implantar projeto de modernização da sua gestão

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto assinou na tarde de ontem (21/11) um contrato com a empresa Falconi Consultores de Resultado, para a implantação do projeto "Auxiliando o TJPR na modernização da sua gestão".

A consultoria, de renome internacional e liderada pelo professor Vicente Falconi, tem atuado em importantes setores do serviço público, no sentido de transferir conhecimento gerencial com foco em resultados, por meio da implementação de um moderno e eficaz sistema de gestão no qual todos conheçam o seu papel no alcance de resultados.

O projeto, autorizado pelo presidente do TJPR, está estruturado em duas frentes de trabalho: a gestão financeira, com a instituição de um sistema matricial de gerenciamento de todas as receitas e despesas do Judiciário, e a reestruturação organizacional e de processos do sistema de compras.

Para o secretário do TJPR, Acir Bueno de Camargo, incentivador do projeto, a parceria firmada pelo Tribunal tem um relevante valor, pois: "o objetivo é a modernização da gestão da coisa pública, visando a excelência da administração da Justiça, de forma a evitar os desperdícios, otimizar o uso dos recursos públicos e entregar a melhor prestação jurisdicional".

De acordo com o consultor-sócio da Falconi, Bayard Loureiro, "o trabalho será desenvolvido a quatro mãos, entre nossos consultores e as lideranças do Judiciário. Nosso objetivo está em auxiliar o TJPR na melhoria de sua gestão, transferindo aos gestores internos e às lideranças, conhecimentos gerenciais e metodológicos que, quando implementados na prática, acarretem os resultados pretendidos".

A contratação de uma consultoria externa para disseminar práticas e modernas metodologias de gestão é uma das propostas apresentadas pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica – NEGE, órgão vinculado ao gabinete da presidência. Segundo José Otávio Padilha, que representou o NEGE na solenidade de assinatura do contrato, "o Judiciário tem quadros funcionais competentes e dedicados e com um conhecimento institucional profundo. Agora teremos contato com metodologias científicas que poderão agregar ainda mais controle, qualidade e celeridade aos nossos processos de trabalho".

Os trabalhos serão iniciados na próxima semana e um dos primeiros passos será a escolha, pela alta administração, do Comitê de Liderança e das equipes que atuarão nas atividades do projeto.

Estiveram também presentes ao ato o subsecretário, Vinícius André Búfalo;  os diretores Marcelo Oliveira dos Santos, Vitório Garcia Marini, Ronald Emílio Marques, Diego Saborido Gazziero; além de demais servidores do Tribunal, Vinicius Rodrigues Lopes, Felipe Tadeu da Silva Marçal, Leonardo David e Felipe Nery Arruda. E ainda os representantes da Falconi, Paulo Fernando Pagliaroni e Bruno Maldonado Turra, além do deputado estadual Cleiton Kiélse.