Encontro debate o acesso à justiça para mulheres em situação de violência 

Núcleo de Direitos Humanos promove o projeto “Sensibilização da Comunidade Escolar”

Legenda

NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE O PROJETO “SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR”

Em outubro e novembro, professores e funcionários de colégio estadual de Curitiba participaram de formação 

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) promove, nos meses de outubro e novembro, o projeto “Sensibilização da Comunidade Escolar/Escolas Colaborativas” no Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, em Curitiba. Essa iniciativa se realiza em conjunto com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). O projeto visa à formação de professores, pedagogos, diretores e funcionários e aborda temas como cultura da paz e da não violência, diálogo e comunicação não violenta, justiça restaurativa, mediação escolar e transformação de conflitos.  

“O projeto já mostrou ótimos resultados em edições anteriores, como a do Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, realizada em junho e julho de 2022. Iniciativas gratificantes como essa serão replicadas em outros colégios participantes do projeto”, afirmou o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Jonathan Serpa Sá. A iniciativa tem como objetivo implementar ações educacionais nas escolas para a construção de um ambiente colaborativo e pacífico, enfrentando conflitos e outras questões da comunidade escolar através do acolhimento e da instrução para a cultura de paz e não violência. 

Foram realizados quatro encontros, nos dias 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11 de 2024. O Núcleo de Direitos Humanos coordenou as atividades, com a gestão das servidoras Samantha de Souza e Camila Schiavon Tigrinho. Os servidores Briza Feitosa Menezes e André Melo Pesqueira participaram voluntariamente como facilitadores das atividades. 

 

Descrição da imagem de capa: grupo de professores e funcionários reunidos com servidores do TJPR em sala do colégio estadual.