TJPR realiza Justiça Itinerante na Praça Osório, em Curitiba


TJPR REALIZA JUSTIÇA ITINERANTE NA PRAÇA OSÓRIO, EM CURITIBA

Ação será realizada com uma van nos dias 2, 9 e 16 de maio. Será possível realizar consultas processuais e obter informações sobre os Juizados Especiais 

Na quinta-feira (02/05), entre 13h e 18h, a van da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) estará na Praça Osório, no Centro de Curitiba, para atender e orientar a população.  
 
O objetivo é ampliar o atendimento à sociedade, realizando consultas processuais e prestando esclarecimentos sobre a competência dos Juizados Especiais e sobre o acesso a esse sistema. Outras duas ações serão realizadas no mesmo local e horário nos dias 9 e 16 de maio. 
 
O projeto é organizado pela 2ª vice-presidência do TJPR. Um trabalho semelhante foi realizado recentemente durante a 26ª edição da Operação Litoral do Poder Judiciário do Estado do Paraná. Na ocasião, quase 600 atendimentos foram realizados na unidade móvel do Tribunal. 
 
O modelo itinerante é um mecanismo de efetividade da garantia constitucional do acesso à justiça para todos. “Este projeto tem por objetivo trazer para Curitiba a experiência da Operação Litoral. A ideia é fazer da van do Tribunal de Justiça um ponto de informações sobre direitos e facilitação de acesso aos serviços do Poder Judiciário. Agora em fase piloto, queremos aferir as necessidades e a melhor forma de atendimento à população para que a iniciativa se torne um programa permanente”, explica o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência e coordenador do projeto, Lucas Cavalcanti da Silva. "Nosso trabalho é informar o cidadão onde podem ser atendidos no Judiciário ou em outros órgãos públicos. Dessa forma, a pessoa tem uma noção melhor de como resolver o problema dela. Mesmo que isso não seja feito na hora, buscamos dar um encaminhamento", reforça o conciliador Marcel Túlio, um dos responsáveis pelos atendimentos na van. 

 

Van da Justiça Itinerante: 
 
Local: Praça Osório.    

Dias: 02, 09 e 16 de maio. 

Horário: 13h às 18h.   

Serviços prestados: consulta a situação processual, informações sobre a competência dos Juizados Especiais e sobre como utilizar o sistema.