Evento - Guia de Acolhimento familiar
No evento do dia 11 de outubro de 2022, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF, disponibilizou o material recebido da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS, que foram impressos por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Fundação Bernard van Leer e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
Elaborado a partir de uma canalização de instituições em âmbito nacional que culminou numa Coalizão pelo Acolhimento Familiar no Brasil, um grupo que tem como objetivo somar forças para incentivar a transição de modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes, buscando o fortalecimento do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras. Dentre as estratégias desenvolvidas por este grupo, está a promoção de ações de formação a partir da produção de materiais de qualidade e a da estruturação de processos formativos sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
O Guia de Acolhimento Familiar tem como objetivo oferecer orientações sobre os processos de implementação e execução do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras. O Guia é composto por seis cadernos que abordam os seguintes temas: (1) O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; (2) Implantação de um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; (3) Parâmetros de funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; (4) Mobilização, seleção e formação de famílias acolhedoras; (5) Acompanhamento da família acolhedora, da criança, do adolescente e da família de origem; e (6) Chegada e partidas: trabalhando as transições.
Caderno 1 - O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Caderno 2 - Implantação de um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Caderno 3 - Parâmetros de funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Caderno 4 - Mobilização, seleção e formação de famílias acolhedoras
Caderno 5 - Acompanhamento da família acolhedora, da criança, do adolescente e da família de origem
Caderno 6 - Chegadas e partidas: trabalhando as transições