Notícias

Cidadania das Mulheres: avanços e desafios


CIDADANIA DAS MULHERES: AVANÇOS E DESAFIOS

Confira o artigo da professora Nanci Stancki da Luz

Cidadania das Mulheres: avanços e desafios

                                                                                         

                                                                                                                                        *Nanci Stancki da Luz

Introdução

As mulheres têm ocupado espaços que historicamente foram considerados como masculinos, rompendo fronteiras e avançando na concretização da igualdade. Todavia, desigualdades permanecem marcando a vidas das mulheres e impedindo a efetivação da cidadania feminina plena.

Conquistas de direitos das mulheres têm coexistido com desigualdades de gênero. As mulheres estudam mais do que os homens, mas ainda recebem salários inferiores aos masculinos. O feminicídio, os assédios e outras formas de violência continuam assombrando o cotidiano das mulheres. A divisão sexual do trabalho permanece hierarquizando/desvalorizando suas atividades e gerando sobrecarga de trabalho.

O objetivo deste texto é discutir alguns desafios para a efetivação da cidadania feminina plena, enfatizando aspectos da tradicional divisão sexual do trabalho, da educação feminina e da violência contra a mulher.

Confira o artigo na íntegra.

*Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP); docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR; advogada; coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia; e-mail: nancist@terra.com.br.